Benjamin Soep

Benjamin Soep

Data de Nascimento: 2 de março de 1919

Amsterdã, Holanda

Benjamin, chamado de "Benno" por sua família e amigos, cresceu em um lar judeu religioso em Amsterdã. O pai de Benno, um bem-sucedido comerciante de diamantes, era presidente da comunidade judaica de Amsterdã. Benno tinha duas irmãs mais novas e gostava de colecionar selos.

1933-39: Depois de acumular alguma experiência de trabalho em uma loja de departamentos, Benno juntou-se ao seu pai no negócio de diamantes. Benno seguia rigorosamente as leis judaicas. Ele adorava jogar tênis e esquiar e, em 1938, enquanto esquiava na Suíça, conheceu uma moça por quem se apaixonou. Em 1939, sentindo que as condições na Europa estavam piorando para os judeus, a família de sua namorada deixou a Holanda e foi para os Estados Unidos.

1940-41: A namorada de Benno voltou para a Holanda e eles se casaram em outubro de 1940. Os recém-casados acolheram um refugiado judeu que estava estudando para trabalhar com agricultura na área do Mandato Britânico, denominada Palestina pelos antigos romanos. Em 11 de junho de 1941, a Gestapo bateu à porta de Benno procurando pelo inquilino refugiado; em retaliação ao assassinato de um alemão, os nazistas estavam procurando judeus estrangeiros. Quando Benno atendeu à porta, o nazista perguntou se ele era judeu também. Benno disse que era e o nazista disse: "Então você também vem comigo".

Benno foi deportado para o campo de trabalho escravo de Schoorl, na Holanda, e depois para o campo de concentração de Mauthausen na Áustria, onde morreu aos 22 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.