Einsatzgruppen activity in the Ukraine [LCID: ukr73030]
Detalhes
Mapa

Locais dos Massacre Efetuados pelos Einsatzgruppen na Ucrânia e em seus Arredores

No verão de 1941, após o ataque da Alemanha à União Soviética, os alemães começaram a perpetrar fuzilamentos em massa de homens, mulheres, e crianças judeus em território conquistados dos soviéticos. Esses assassinatos faziam parte da assim chamada “Solução Final da Questão Judaica”, ou seja, o assassinato em massa dos judeus da Europa. Uma grande parte desses massacres em grande escala foram organizados e cometidos pelas forças-tarefa ou grupos de ação especial chamados de Einsatzgruppen em alemão. As unidades dos Einsatzgruppen seguiam o exército alemão após este invadir áreas da União Soviética e dos território por ela controlados. Além dos Einsatzgruppen, outras unidades alemãs também executavam fuzilamentos em massa. Estas unidades incluíam batalhões da Polícia da Ordem, unidades militares (Wehrmacht), e as Waffen SS, bem como as Schutzmannschaften (unidades de colaboradores políciais auxiliares formadas por recrutas nativos). Os Einsatzgruppen</i> eram grupos relativamente pequenos. Sem forças adicionais, os massacres sistematizados dos judeus daquelas regiões não teriam sido possíveis. 

Este mapa mostra alguns dos locais onde se localizavam locais de extermínio em massa no leste europeu no auge da expansão alemã. A área do mapa coincide amplamente com o que hoje é a Ucrânia, além de partes da Bielorrússia, da Polônia, e da Rússia. O local de massacre de Babyn Yar, na cidade ucraniana de Kiev, merece destaque especial (marcado com um ponto amarelo). O massacre de Babyn Yar foi um dos maiores assassinatos em massa ocorridos em um único local durante a Segunda Guerra Mundial. 


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.