O campo de concentração de Dachau, a noroeste de Munique, na Alemanha, foi o primeiro campo de concentração regular estabelecido pelos nazistas (1933). Doze anos depois, em 29 de abril de 1945, forças armadas norte-americanas liberaram o campo e encontraram cerca de 30.000 prisioneiros morrendo de inanição. Aqui, vê-se os soldados do Sétimo Exército dos EUA a documentar as condições do campo. Eles também obrigaram cidadãos alemães [da vizinhança] a visitarem o campo e a encararem as atrocidades cometidas pelos seus compatriotas nazistas.
Leia MaisO campo de concentração de Dachau, a noroeste de Munique, na Alemanha, foi o primeiro campo de concentração criado pelos nazistas, em 1933. Doze anos mais tarde, em 29 de abril de 1945, as forças armadas norte-americanas libertaram aquele campo. Nele foram encontrados cerca de 30.000 prisioneiros à beira da morte por falta de alimentos. Este filme foi editado a partir do material originalmente filmado pelos fotógrafos das forças Aliadas no momento em que as tropas de libertação entraram em Dachau. Ele foi descoberto nos arquivos do Museu Imperial da Guerra em 1984 e nunca foi finalizado.
Leia MaisO campo de concentração de Dachau, a noroeste de Munique, na Alemanha, foi o primeiro campo de concentração regular estabelecido pelos nazistas (em 1933). Doze anos depois, em 29 de abril de 1945, forças armadas norte-americanas liberaram o campo e encontraram cerca de 30.000 prisioneiros quase morrendo de inanição. Aqui, vêem-se os soldados do Sétimo Exército dos EUA alimentando e desinfetando [havia muito piolho e vários outros insetos] os sobreviventes do campo.
Leia MaisO campo de concentração de Dachau, a noroeste da cidade de Munique, na Alemanha, foi o primeiro campo de concentração criado pelos nazistas, em 1933. Doze anos após, em 29 de abril de 1945, as forças armadas norte-americanas o libertaram. Naquele dia foram encontrados cerca de 30.000 prisioneiros que estavam à morte por falta de comida. Esta imagem mostra a vista aérea do campo e do portão de entrada que levava ao local onde os escravos estavam aprisionados.
Leia MaisAs forças norte-americanas libertaram o campo de concentração de Dachau, na Alemanha, em abril de 1945. Aqui, vêm-se os emocionados sobreviventes daquele campo ouvindo "Hativka" ("A Esperança") em frente ao rabino David Eichhoren, capelão do exército dos EUA, que iniciava a realização de um dos primeiros rituais judaicos após a liberação. [Posteriormente, HaTikva tornou-se o hino nacional do Estado de Israel].
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.