Estes pergaminhos da Torá [os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodus, Levíticus, Números e Deuteronômio] eram de uma sinagoga em Viena e de outra em Marburg, foram profanados durante a Noite dos Cristais (Kristallnacht), o violento massacre dos judeus alemães na noite entre 9 e 10 de novembro de 1938. Os ataques aconteceram em toda a Alemanha, na Áustria e na região de população alemã (Sudetenland), na Tchecoslováquia. Estes pergaminhos vistos na fotografia foram encontrados pelos alemães e mantidos com eles até o final da Guerra.
Leia MaisFoto de Herschel Grynszpan após sua detenção pelas autoridades francesas pelo assassinato do diplomata alemão Ernst vom Rath. Grynszpan (1921-1943?), nascido na cidade de Hannover, era filho de judeus poloneses que haviam imigrado para a Alemanha. Em 1936, Grynszpan fugiu para Paris. No dia 7 de novembro de 1938, após tomar conhecimento da deportação de seus pais da Alemanha para a fronteira polonesa, Grynszpan assassinou Ernst vom Rath, Terceiro Secretário da embaixada alemã, em Paris. A morte do diplomata, dois dias após o incidente, foi utilizada pelo regime nazista como justificativa para desencadear o grande massacre da Noite dos Cristais, ocorrida entre 9 a 10 de novembro. Em 1940, Grynszpan foi entregue aos alemães pelo governo colaboracionista de Vichy, mas a data e o local de sua morte nunca foram esclarecidos. Paris, França. Segunda-feira, 7 de novembro de 1938.
Leia MaisSinagoga destruída durante a Noite dos Cristais (Kristallnacht). Foto tirada em Dortmund, Alemanha, novembro de 1938.
Leia MaisFoto da única parede restante da Sinagoga de Boerneplatz, destruída durante o massacre da Noite dos Cristais (ou "Noite dos Vidros Quebrados"). Transeuntes assistem o desmantelamento e remoção dos restos da Sinagoga. Frankfurt am Main, Alemanha. Janeiro de 1939.
Leia MaisUma residência de judeus vandalizada durante o massacre na Noite dos Cristais (“Noite dos Vidros Quebrados”). Viena, Áustria. 10 de novembro de 1938.
Leia MaisResidência de judeus vandalizada pelos nazistas durante o massacre da Noite dos Cristais (“Noite dos Vidros Quebrados”). Viena, Áustria. 10 de novembro de 1938.
Leia MaisGuardas das SS forçam judeus inocentes, presos durante a Noite dos Cristais (“Noite dos Vidros Quebrados”), a marcharem [para as prisões] pela cidade de Baden-Baden sob a vista de curiosos. Alemanha. 10 de novembro de 1938.
Leia MaisApós o massacre da Noite dos Cristais (ou "Noite dos Vidros Quebrados"), civis alemães lotam as ruas para assistir a marcha forçada de judeus do sexo masculino pelas ruas da cidade. Baden-Baden, Alemanha. 10 de novembro de 1938.
Leia MaisVista da antiga sinagoga de Aachen após sua destruição na Noite dos Cristais pelos nazistas. Aachen, Alemanha. Foto tirada por volta do dia 10 de novembro de 1938.
Leia MaisVista da antiga sinagoga de Aachen após sua destruição durante a Noite dos Cristais. Aachen, Alemanha; foto tirada por volta do dia 10 de novembro de 1938.
Leia MaisFoto de lintel vandalizado acima de onde estava localizada a "Arca da Torá" [onde se guarda o Pentateuco escrito em rolos de couro] em uma sinagoga destruída durante a Noite dos Cristais. Nentershausen, Alemanha, 1938.
Leia MaisFachada de uma loja de propriedade de judeus destruída durante a Kristallnacht (Noite dos Cristais). Berlim, Alemanha, 10 de novembro de 1938.
Leia MaisRetrato da destruição da sinagoga de Dortmund após a "Noite dos Cristais" (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Alemanha, novembro de 1938.
Leia MaisSinagoga localizada na Herzog Rudolfstrasse após haver sido vandalizada durante a Noite dos Cristais (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Munique, Alemanha. Novembro de 1938.
Leia MaisCrianças alemãs, atrás de um oficial da SS, observam como os objetos religiosos da sinagoga de Zeven são queimados durante A Noite dos Cristais ("Kristallnacht"). Zeven, Alemanha, 10 de novembro de 1938.
Leia MaisGerd Zwienicki estuda na parte de fora do Seminário de Wuerzburg (para formação de professores judeus) pouco antes do mesmo ser fechado pelos nazistas na Noite dos Cristais. Wuerzburg, Alemanha. 1938.
Leia MaisVitrines de lojas de propriedade de judeus destruídas durante o massacre da Noite dos Cristais (“Noite dos Vidros Quebrados”). Berlim, Alemanha. 10 de novembro de 1938.
Leia MaisLoja destruída durante a "Noite dos Cristais" por ser de propriedade de judeus. Berlim, Alemanha. Foto de novembro de 1938.
Leia MaisEnquanto a sinagoga de Oberramstadt arde em chamas criminosas durante a Noite dos Cristais (a "Noite dos Vidros Quebrados"), os bombeiros nazistas apenas se preocupam em salvar uma casa nas proximidades. Na foto, moradores locais assistem à destruição da sinagoga. Oberramstadt, Alemanha. Dias 9 e 10 de novembro de 1938.
Leia MaisA sinagoga em Oberramstadt (uma cidade ao sudoeste da Alemanha) em chamas durante a Noite dos Cristais. Oberramstadt, Alemanha, 9 e 10 de novembro de 1938.
Leia MaisA Sinagoga de Boerneplatz ardendo em chamas durante a "Noite dos Cristais" (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Frankfurt am Main, Alemanha. Quinta-feira, 10 de novembro de 1938.
Leia MaisResidentes da região assistem à queima do salão cerimonial do cemitério judaico de Graz durante a Noite dos Cristais (“Noite dos Vidros Quebrados”). Graz, Áustria. Dias 9-10 de novembro de 1938.
Leia MaisSinagoga da Neue Weltgasse ardendo em chamas durante o massacre da Noite dos Cristais (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Viena, Áustria. 9 de novembro de 1938.
Leia MaisVitrais estilhaçados da Sinagoga da Zerrennerstrasse após sua destruição durante a Noite dos Cristais. Pforzheim, Alemanha. Foto tirada por volta de 10 de novembro de 1938.
Leia MaisA Arca Sagrada no santuário da sinagoga da rua Seitenstetten, destruída na Noite dos Cristais (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Viena, Áustria. Foto tirada após 9 de novembro de 1938.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.