Joseph Goebbels, ministro da propaganda alemão, discursa na noite da queima dos livros. Berlim, Alemanha, 10 de maio de 1933.
Leia MaisEstudantes e membros da SA descarregam livros considerados "não-alemães" durante a queima de livros em Berlim. O cartaz diz: "Estudantes alemães marcham contra o espírito não-alemão." Berlim, Alemanha, 10 de maio de 1933.
Leia MaisCapa de um livro infantil alemão anti-semita, Der Giftpilz (O Cogumelo Venenoso), publicado na Alemanha pelo Der Stuermer-Verla
Leia MaisLivro infantil anti-semita publicado em 1936, em Nuremberg, Alemanha. O título em alemão é "Não Acredite em uma Raposa no Mato nem nas Juras de um Judeu: Um Livro Ilustrado para todas as Idades." A capa mostra um raposa em meio a um matagal e uma caricatura de um judeu fazendo um juramento.
Leia MaisJulo nasceu no seio de uma família judia na cidade de Stettin, no nordeste da Alemanha. Desde pequeno, Julo mostrou grande interesse pelas artes, e aos 6 anos ele já possuía uma coleção de 3.000 telas. Sua família esperava que ele se tornasse um empresário, mas seu interesse por pintura consumia toda a sua energia. Em 1926, ele se formou em uma escola de arte e, em 1931, obteve seu primeiro emprego, em Düsseldorf.
1933-39: Até os nazistas chegarem ao poder no ano de 1933, Julo era um artista muito apreciado. No entanto, a interpretação rígida do que era considerado arte pelos nazistas deixava pouco espaço para a auto-expressão. Muitos artistas que não apoiavam os nazistas eram rotulados de comunistas ou "pervertidos". Em 1933, ele foi preso e proibido de exibir seu trabalho em público. Julo começou a ensinar arte nas escolas judaicas de Berlim em 1936.
1940-43: Em 1941, quando os nazistas fecharam a escola onde ele lecionava, ele foi obrigado a realizar vários tipos de serviço. Trabalhando em uma espécie de garagem ferroviária, ele podia ver os trens de carga vindos de Berlim que seguiam rumo ao leste, lotados de judeus, mas quando aqueles mesmos trens retornavam eles estavam vazios, e ele tinha que limpar os vagões cheios de sangue e fezes. Na véspera de ano novo de 1942, como uma reflexão sobre aqueles terríveis eventos, Julo fez uma xilogravura que entitulou de "Carro Rolando Ladeira Abaixo", e a enviou a um amigo. Em 17 de maio de 1943, ele foi preso e deportado para Auschwitz.
Julo morreu em Auschwitz. A data exata de sua morte não pôde ser determinada. Sua obra e a de seus alunos foram preservadas por seus amigos e admiradores.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.