Refugiados da Sudetenland, parte oeste da Tchecoslováquia, chegando à cidade de Praga após a anexação daquela área pela Alemanha. Praga, Tchecoslováquia, ca. outubro de 1938.
Leia MaisSoldados britânicos retirando o corpo de um refugiado (coberto por uma bandeira judaica), por eles assassinado a bordo do navio de refugiados "Theodor Herzl", durante a fracassada tentativa dos judeus de furar um bloqueio naval inglês para entrar na área do Mandato Britânico. Porto de Haifa (parte do então Mandato Britânico denominada Palestina). 14 de abril de 1947.
Leia MaisFoto de um grupo de refugiados judeus do leste da Europa sendo levados, dentro de um vagão fechado e super-lotado, para um campo-de-refugiados norte-americano. Eles, e outros milhares de judeus, foram ajudados pela Brihah, um movimento considerado ilegal, que os levava para a segurança de tais campos ou para a região do Mandato Britânico denominada Palestina pelos antigos romanos. Alemanha. Foto de 1945 ou 1946.
Leia MaisPadre Bruno junto a crianças judias que ele escondeu dos alemães. O Yad Vashem, Memorial do Holocausto em Jerusalém, reconheceu o Padre Bruno como "Justo entre as Nações." Bélgica. Foto tirada durante a Guerra.
Leia MaisDuas jovens primas pouco antes de serem resgatadas clandestinamente do gueto de Kovno. Uma família da lituânia escondeu as crianças e ambas sobreviveram à guerra. Kovno, Lituânia, agosto de 1943.
Leia MaisJovens refugiados judeus no lar das crianças na Maison des Pupilles de la Nation em Aspet. Essas crianças chegaram ao lar pelos esforços empreendidos pela Children's Aid Society (Grupo da ajuda para crianças judias; OSE) e pela American Friends Service Committee. Aspet, França, ca. 1942.
Leia MaisRefugiados judeus embarcando no navio SS Mouzinho para ir para os Estados Unidos. Entre eles há um grupo de crianças judias recentemente resgatadas de um campo de internamento na França. Foto tirada em Lisboa, Portugal, ca. 10 de junho de 1941.
Leia MaisRefugiados judeus alemães desembarcando no porto de Xangai, um dos poucos locais que não exigiam visto de entrada. Xangai, China, 1940.
Leia MaisA bordo do navio "St. Louis": foto de refugiados da Alemanha nazista que procuraram abrigo em Cuba e nos Estados Unidos, mas que foram forçados a retornar à Europa depois que aqueles países lhes negaram asilo. Maio ou junho de 1939.
Leia MaisCrianças judias refugiadas austríacas, integrantes de um dos grupos de "Transporte de Crianças" (Kindertransporte), chegam a uma estação de trem em Londres. Foto tirada na Grã-Bretanha, 2 de fevereiro de 1939.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.