Dr. Joseph Jaksy resgatou 25 judeus durante a guerra. Ele cuidou para que tivessem esconderijos, dinheiro, remédios e documentos de identificação falsos. Jaksy foi nomeado "Justo entre as nações." Tchecoslováquia, pré-guerra.
Leia MaisSemmy Woortman-Glasoog com Lientje, uma menina judia, de apenas 9 meses de idade, que ela escondeu. Semmy era membro ativa de uma rede que buscava lares adotivos, esconderijos e documentos falsos para salvar as crianças judias. Mais tarde ela recebeu o título de "Justa entre as Nações". Amsterdã, Holanda. Foto tirada entre 1942 e 1944.
Leia MaisBert e Anne Bochove, que esconderam 37 judeus em sua farmácia em Huizen, um subúrbio de Amsterdã, posam aqui com seus filhos. Ambos foram nomeados "Justos entre as nações." Holanda, 1944 ou 1945.
Leia MaisO pastor calvinista Gerardus Pontier e sua esposa Dora Wartema no Yad Vashem, o Memorial ao Holocausto em Jerusalém, onde foram homenageados por esconder crianças judias na Holanda durante a Guerra, protegendo-as dos nazistas. Pontier e Wartema foram homenageados com os títulos de "Justos entre as Nações." Jerusalém, Israel. 1968.
Leia MaisHermine Orsi abrigou muitos judeus em sua casa e os ajudou a se refugiarem em Le Chambon-sur-Lignon. Yad Vashem a reconheceu como sendo "Justa entre as nações." Marselha, França, 1940.
Leia MaisGertruda Babilinska com Michael Stolovitzky, um garoto judeu que ela escondeu. O Instituto Yad Vashem a reconheceu como sendo "Justa entre as Nações." Vilna, 1943.
Leia MaisJohannes Post organizou uma rede de 250 pessoas em Nieuwlande que contrabandeava judeus para fora de Amsterdã e os fornecia abrigo e documentos de identidade. Ele foi nomeado "Justo entre as nações" em 1965. Holanda, data incerta.
Leia MaisA casa em Amsterdã onde Tina Strobos salvou mais de 100 judeus em um lugar construído especialmente para escondê-los. A casa dela foi invadida oito vezes, mas os judeus nunca foram descobertos. Holanda, data incerta.
Leia MaisFoto da identidade de Dirke Otten, que deu a sua carteira de identidade para uma judia para salvá-la. Otten e seu esposo esconderam até 50 judeus de uma vez em sua casa. Nieuwlande, Holanda, data incerta.
Leia MaisSeis meninas judias que foram escondidas dos nazistas no convento Dominicano de Lubbeek, perto de Hasselt, Bélgica. Foto tirada entre outubro de 1942 e outubro de 1944.
Leia MaisStefania Podgorska (à direita), na foto com sua irmã mais nova Helena, ajudou vários judeus a sobreviverem na Polônia ocupada pelos alemães. Ela fornecia comida para os famintos judeus do Gueto de Przemysl. Após a destruição daquele gueto em 1943, ela ainda salvou mais 13 judeus, escondendo-os no sótão da sua casa. Przemysl, Polônia, 1944.
Leia MaisCrianças judias que receberam abrigo em Le Chambon-sur-Lignon, cidade ao sul da França. Le Chambon-sur-Lignon, França. Foto de agosto de 1942.
Leia MaisHannah Szenes, no jardim da sua casa em Budapeste, antes de mudar para a Palestina e se tornar uma pára-quedista para missões de resgate. Budapeste, Hungria, antes de 1939.
Leia MaisRepresentantes Quakers [grupo religioso cristão] do "American Friends Service Committee" que organizaram uma operação de ajuda e resgate em Toulouse. França, janeiro de 1941.
Leia MaisBarco utilizado por pescadores dinamarqueses para levar judeus até a Suécia, que era país neutro quando da ocupação alemã da Dinamarca. Foto de 1943 ou 1944.
Leia MaisQuando a Alemanha ocupou a Dinamarca, a população dinamarquesa ajudou os judeus. Nesta foto vêm-se corajosos pescadores dinamarqueses (à frente) transportando fugitivos judeus através de um estreito canal, para levá-los até a segurança da neutra Suécia. Suécia, 1943.
Leia MaisO Rabino Marcus Melchior, rabino chefe da comunidade judaica dinamarquêsa, alertou seus congregados sobre a intenção alemã de capturar os judeus locais. O próprio Melchior escondeu-se e, posteriormente, escapou para a Suécia. Copenhaguem, Dinamarca, foto tirada antes de 1943.
Leia MaisDr. Joseph Jaksy posa com (da esquerda para a direita): Valeria Suran, Lydia Suran e sua esposa. As irmãs Suran estavam entre os 25 judeus salvos pelo Dr. Jaksy durante a Guerra. Foto tirada na Tchecoslováquia, data incerta.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.