A Aliança do Eixo na Segunda Guerra Mundial (Artigo Resumido)

 Aliança dos Países do Eixo - 1939-1941

Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados. Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum:

  •  a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial
  • a destruição ou a neutralização do comunismo soviético.

Em 1º de novembro de 1936, uma semana após assinarem um tratado de amizade, a Alemanha e a Itália anunciaram a criação do Eixo Roma-Berlim. Em 25 de novembro de 1936, a Alemanha nazista e o Japão imperial assinaram o Pacto Anti Internacional Comunista (Comintern) em oposição à União Soviética. A Itália uniu-se ao Pacto em 6 de novembro de 1937. Em 22 de maio de 1939, a Alemanha e a Itália assinaram um tratado conhecido como Pacto de Aço, formalizando a aliança do Eixo através de provisões militares. Por fim, em 27 de setembro de 1940, a Alemanha, a Itália e o Japão assinaram o Pacto Tripartite, mais conhecido como o Eixo.

Eixo Berlim-Tóquio-Roma

A Hungria uniu-se ao Eixo em 20 de novembro de 1940, e a Romênia no dia 23 daquele mesmo mes e ano. Política e economicamente dependente da Alemanha para sua existência como um estado "independente", a Eslováquia fez o mesmo em 24 de novembro. A Bulgária associou-se ao Eixo no dia 1 de março de 1941, e a Iugoslávia em 25 de março de 1941. Dois dias depois, os militares sérvios derrubaram o governo que havia assinado o Pacto Tripartite. Em abril de 1941, a Iugoslávia foi invadida e desmembrada pelas forças do Eixo, e em 15 de junho de 1941 o recém-estabelecido Estado Independente da Croácia associou-se ao Eixo. Em 26 de junho de 1941, quatro dias após o Eixo invadir a União Soviética, a Finlândia associou-se à guerra contra a URSS como "cobeligerante", embora não tenha assinado o Pacto Tripartite.

Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, derrotaram os países do Eixo.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.