Aliança dos Países do Eixo - 1939-1941

Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados. Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum:

  •  a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial
  • a destruição ou a neutralização do comunismo soviético.

Em 1º de novembro de 1936, uma semana após assinarem um tratado de amizade, a Alemanha e a Itália anunciaram a criação do Eixo Roma-Berlim. Em 25 de novembro de 1936, a Alemanha nazista e o Japão imperial assinaram o Pacto Anti Internacional Comunista (Comintern) em oposição à União Soviética. A Itália uniu-se ao Pacto em 6 de novembro de 1937. Em 22 de maio de 1939, a Alemanha e a Itália assinaram um tratado conhecido como Pacto de Aço, formalizando a aliança do Eixo através de provisões militares. Por fim, em 27 de setembro de 1940, a Alemanha, a Itália e o Japão assinaram o Pacto Tripartite, mais conhecido como o Eixo.

Eixo Berlim-Tóquio-Roma

A Hungria uniu-se ao Eixo em 20 de novembro de 1940, e a Romênia no dia 23 daquele mesmo mes e ano. Política e economicamente dependente da Alemanha para sua existência como um estado "independente", a Eslováquia fez o mesmo em 24 de novembro. A Bulgária associou-se ao Eixo no dia 1 de março de 1941, e a Iugoslávia em 25 de março de 1941. Dois dias depois, os militares sérvios derrubaram o governo que havia assinado o Pacto Tripartite. Em abril de 1941, a Iugoslávia foi invadida e desmembrada pelas forças do Eixo, e em 15 de junho de 1941 o recém-estabelecido Estado Independente da Croácia associou-se ao Eixo. Em 26 de junho de 1941, quatro dias após o Eixo invadir a União Soviética, a Finlândia associou-se à guerra contra a URSS como "cobeligerante", embora não tenha assinado o Pacto Tripartite.

Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, derrotaram os países do Eixo.