A cidade de Varsóvia é a capital da Polônia. Antes da Segunda Guerra Mundial, Varsóvia era o centro da vida e da cultura judaica na Polônia, tendo uma população israelita de mais de 350.000 almas, aproximadamente 30% da população total da cidade. Aquela comunidade judaica era a maior da Polônia e de toda a Europa, e também a segunda maior do mundo, menor apenas que a da cidade de Nova York. Os alemães ocuparam Varsóvia no dia 29 de setembro de 1939 e, em outubro de 1940, ordenaram a criação de um gueto no local. Em novembro de 1940, todos os residentes judeus de Varsócia foram intimados a se deslocarem para uma área designada pelos nazistas, a qual foi separada do restante da cidade por um muro com mais de 3 metros de altura, protegido por arames, e vigiado de perto constantemente para impedir quaisquer relações entre os residentes do gueto e o restante da população de Varsóvia.
Leia MaisAntes da Segunda Guerra Mundial, Varsóvia era o centro da vida e da cultura judaica na Polônia. Durante a Guerra, os nazistas criaram mais de 400 guetos onde eles forçaram os judeus a viverem em condições miseráveis e de superlotação. No seu auge, o gueto de Varsóvia--o maior da Europa--foi a prisão de mais de 400.000 judeus que ali viviam em condições miseráveis e em constante luta pela sobrevivência física e espiritual.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.