Durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1942, os alemães estabeleceram guetos principalmente no leste europeu e, em 1944, na Hungria. Um bairro de uma determinada cidade, onde havia concentração judaica, era cercado e transformado em gueto. Neles, os alemães prenderam e forçaram a população israelita a viver em condições miseráveis. Os nazistas consideravam o estabelecimento de guetos como uma medida provisória para controlar, isolar e segregar os judeus. A partir de 1942, assim que os alemães decidiram exterminar os judeus, eles passaram a destruir sistematicamente os guetos, deportando os judeus que lá viviam para os campos de extermínio onde foram mortos.
Leia MaisA Alemanha ocupou a parte ocidental da Polônia no outono de 1939. Grande parte daquele território foi anexado ao Reich, império alemão. O leste da Polônia só foi ocupado pelas forças alemãs em junho de 1941. Na parte centro-sul da Polônia, os alemães estabeleceram o Generalgouvernement, o Governo Geral, e lá foram criados os primeiros guetos. Os guetos eram bairros, murados pelos alemães, onde os nazistas forçavam a população judaica a viver em confinamento e em condições miseráveis. Os guetos isolavam os israelitas da população em geral bem como das comunidades judaicas vizinhas. O gueto de Varsóvia, estabelecido em 12 de outubro de 1940, foi o maior gueto, tanto em área quanto em população. Lá, mais de 350.000 judeus, cerca de 30% da população da cidade, foram confinados em espaço de aproximadamente 2.4% da área total da cidade.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.