Em 1942, durante uma batida policial buscando judeus para deportá-los para os campos do leste da Polônia, a menina Gitta Rosenzweig -- na época com cerca de três ou quatro anos de idade --foi escondida, e posteriormente enviada para um orfanato católico. Em 1946, Ida Rosenshtein, uma amiga da família, judia, que havia sobrevivido à Guerra, soube sobre o paradeiro de Gitta e foi buscá-la. O orfanato negou que a criança fosse judia, e só a entregou à responsável após Gitta a haver reconhecido, e a chefia da instituição haver recebido uma "taxa de libertação" paga pela comunidade judaica. A foto mostra Gitta no dia em que ela deixou o orfanato.
Leia MaisRetrato de Tsewie Herschel, sentado em uma cadeira, enquanto estava sendo escondido dos nazistas. Oosterbeek, Países Baixos. Foto de 1943-1944.
Leia MaisFoto de Estera Horn, aos três anos de idade, usando um casaco de pele durante o duro inverno de Chelm, na Polônia, em torno de 1940. Estera havia nascido em janeiro de 1937. Seu pai foi morto tão logo os alemães invadiram a Polônia, e ela e sua mãe Perla foram forçadas a viver no gueto de Chelm. No final de 1942, durante a destruição daquele local, elas conseguiram escapar e se esconder em aldeias próximas. No final de 1943, Perla, já sem condições de cuidar da filha, pediu a uma família em Plawnice que o fizesse. Em seguida ela tentou se esconder com um grupo de judeus na floresta da região, mas todos eles foram descobertos e assassinados pelos alemães. Na primavera de 1944, a família que havia cuidado de Estera (cujo nome haviam alterado para Marysia) buscou outro local para que ela se escondesse. Ela foi então enviada para Varsóvia e, posteriormente, transferida para um orfanato na Cracóvia.
Leia MaisGavra Mandil e sua família conseguiram escapar da morte na Iugoslávia, então ocupada pela Alemanha. Eles fugiram para a Albânia, então ocupada pela Itália. Lá, Gavra passou a frequentar uma escola em Kavaja, que tinha alunos cristãos e muçulmanos. Ele está na primeira fila, sendo o primeiro à direita. Junho de 1943.
Leia MaisO menino judeu Hans van den Broeke (nome real Hans Culp) que havia sido escondido nos Países Baixos. Ele tinha apenas 2 anos de idade quando a fotografia foi tirada.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.