A Invasão da Europa Ocidental pela Alemanha- Maio de 1940

A campanha nazista contra os Países Baixos e a França durou menos de seis semanas. A Alemanha atacou o oeste europeu no dia 10 de maio de 1940. Inicialmente, os comandantes britânicos e franceses pensaram que as forças alemãs os atacariam através da área central da Bélgica, tal como havia sido feito na Primeira Guerra Mundial, e assim decidiram enviar tropas à fronteira franco-belga para conter o ataque alemão. O ataque nazista, porém, concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa.

A Bélgica e a Holanda se renderam em maio daquele ano. Mais de 300.000 tropas francesas e britânicas foram evacuadas das praias perto de Dunkirk (Dunkerque), ao longo do Canal da Mancha, para a Grã-Bretanha. Paris, a capital francesa, capitulou frente aos alemães no dia 14 de junho de 1940.

Como parte do acordo de cessar-fogo assinado entre a França e a Alemanha em 22 de junho, a Alemanha ocupou o norte da França e toda a costa atlântica francesa, até a fronteira com a Espanha. Um novo governo francês foi estabelecido na cidade de Vichy, localizada na região sul daquele país, a qual não havia sido ocupada. O governo de Vichy, sob o commando do Marechal Henri Petain, declarou neutralidade na guerra entre a Alemanha e a Grã-Bretanha, mas comprometeu-se, pelas condições do cessar fogo, a cooperar com a Alemanha.

Os alemães viam a derrota da Real Força Aérea Britânica (RAF) como um pré-requisito para a invasão das ilhas britânicas. Quando a força aérea alemã não obteve superioridade sobre o sudeste da Inglaterra em 1940, Hitler resolveu adiar a invasão até a primavera de 1941. No entanto, após a emissão da primeira ordem operacional para a invasão alemã da União Soviética, em dezembro de 1940, a invasão da Grã-Bretanha pela Alemanha foi adiada indefinidamente [e nunca chegou a acontecer].