Os alemães lançaram uma de suas ofensivas no oeste europeu em 10 de maio de 1940. Os paraquedistas alemães chegaram ao solo dos Países Baixos [Holanda e parte da Bélgica] já no primeiro dia do ataque nazista contra aquele território. Eles conquistaram as pontes e fortificações mais importantes, comprometendo as posições de defesa da Holanda. Este curta-metragem mostra a força aérea alemã, a Luftwaffe, lançando paraquedistas perto da cidade de Roterdã. Em poucos dias os Países Baixos foram derrotados. A Holanda rendeu-se à Alemanha no dia 14 de maio. O governo holandês e a rainha Guilhermina refugiaram-se na Grã-Bretanha.
Leia MaisAs forças alemãs invadiram o oeste europeu em maio de 1940. Como parte de sua estratégia para derrotar a França e a Inglaterra, as forças alemãs invadiram a Bélgica, que era um país neutro durante a Guerra. Cerca de duas semanas após a invasão àquele país, o Rei Leopoldo Segundo ordenou a rendição do exército belga. Neste trecho de filme, um funcionário belga assina o documento de rendição, e milhares de refugiados inundam as ruas conforme as tropas alemãs se movem pelo país.
Leia MaisEm maio de 1940 a Alemanha invadiu a França. Este curta-metragem mostra os tanques, a artilharia, e os bombardeiros atacando a Linha Maginot, uma série de fortificações francesas destinadas a proteger a fronteira francesa contra ataques alemães. O ataque mais intenso, no entanto, aconteceu ao norte, através de Luxemburgo, evitando assim aquelas defesas. As forças alemãs entraram em Paris no dia 14 de junho de 1940. Pouco mais de uma semana depois, a derrotada França assinou um armistício com a Alemanha.
Leia MaisA campanha levada a efeito pela Alemanha contra a Europa ocidental, em maio de 1940, decisivamente derrotou as tropas francesas e inglesas que a estavam defendendo naquele momento. No final de maio, os Aliados iniciaram a retirada das forças francesas e britânicas do continente europeu para prevenir sua capitulação e destruição. Os esforços de retirada foram centrados na cidade francesa costeira de Dunquerque. Ao passo que as forças alemãs completavam sua conquista da França, mais de mil embarcações -- incluíndo pequenos barcos civis e de pesca -- levavam as forças Aliadas através do Canal da Mancha para a Grã-Bretanha. Ao mesmo tempo em que resistia a pesados ataques aéreos, essa armada improvisada teve sucesso no resgate de mais de duzentos mil tropas britânicas e cem mil francesas. A Inglaterra anunciou a evacuação das tropas como uma vitória, a despeito da decisiva vitória militar alemã na ocasião e a decisão francesa de assinar um armistício.
Leia MaisAs atividades bélicas alemãs no oeste europeu, adentrando com suas tropas pelos Países Baixos e pela França, fragmentaram as frentes formadas pelos Aliados. Durante as seis semanas seguintes, a Grã-Bretanha retirou suas forças militares da área continental da Europa e a França assinou um armistício com a Alemanha. Paris, a capital francesa, foi conquistada pelos alemães no dia 14 de junho de 1940. Este filme mostra as forças alemãs triunfantes, içando uma bandeira com o símbolo da suástica em Versalhes e na Torre Eiffel, em Paris. Versalhes, local tradicional de residência dos reis franceses, possuia um simbolismo muito forte para os alemães: lá, teve lugar a declaração do Império Alemão em 1871, e a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919. O Tratado de Versalhes havia imposto termos de paz humilhantes para a Alemanha após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. A Alemanha ocupou Paris durante os quatro anos seguintes, até 1944.
Leia MaisApós a derrota da França em junho de 1940, a Alemanha investiu seus esforços numa tentativa de ganhar superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha, como prelúdio a uma invasão contra a Inglaterra. A despeito de meses seguidos de ataques aéreos, a Alemanha não conseguiu destruir a Real Força Aérea da Grã-Bretanha (RAF). No outono de 1940, a invasão foi postergada indefinidamente. A campanha de bombardeamento contra a Grã-Bretanha continuou até maio de 1941. Finalmente, os alemães interromperam definitivamente os ataques porque se preparavam para a invasão da União soviética no mês de junho de 1941.
Leia MaisApós a derrota da França, em junho de 1940, a Alemanha iniciou a tentativa de obter superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha, como prelúdio à sua invasão àquele território. Durante quase todas as noites os alemães bombardeavam Londres (o que se denominou "A Blitz"), e a população civil da cidade tinha que buscar refúgio -- conforme visto nas cenas deste filme -- em abrigos anti-aéreos ou no sistema de transporte subterrâneo (denominado "Subterrâneo" ou "Tubo"). A despeito de meses de contínuos ataques aéreos, a Alemanha não foi capaz de destruir a Força Aérea Britânica (RAF). No outono de 1940, a invasão foi postergada por período indeterminado. A campanha de bombeamento contra a Inglaterra continuou até maio de 1941. Finalmente, devido às preparações para a invasão da União Soviética em junho de 1941, os alemães suspenderam os ataques aéreos contra a Inglaterra.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.