Parada da "Guarda Hlinka" na Eslováquia, estado-satélite dos nazistas. Foto de data incerta.
Leia MaisCorpos das vítimas do terror promovido pelas SS e pela Cruz Flechada húngara, encontradas no pátio da sinagoga Pestor, no gueto da rua Dohany. Budapeste, Hungria. Foto de janeiro de 1945.
Leia MaisJudeus da Trácia e da Macedônia, então ocupadas pela Bulgária, confinados na fábrica de tabaco "Monopol", a qual era utilizada como um campo de trânsito onde os prisioneiros eram alojados antes de serem enviados para o extermínio ou o trabalho escravo. Posteriormente, foram todos deportados para o campo de extermínio de Treblinka. Skopje, Macedônia. Foto tirada entre 11-31 de março de 1943
Leia MaisJudeus da Trácia e da Macedônia, então ocupadas pela Bulgária, confinados na fábrica de tabaco "Monopol", a qual era utilizada como um campo de trânsito onde os prisioneiros eram alojados antes de serem enviados para o extermínio ou o trabalho escravo. Posteriormente, foram todos deportados para o campo de extermínio de Treblinka. Skopje, Macedônia. Foto tirada entre 11-31 de março de 1943.
Leia MaisPoliciais alemães e seus colaboradores ucranianos forçam prisioneiros judeus a se despirem antes de assassiná-los a tiros. Chernigov, Soviet Union. 1942.
Leia MaisLituanos, colaboradores dos nazistas, vigiam prisioneiros judeus antes dos mesmos serem assassinados. Ponary. Foto tirada em junho ou julho de 1941.
Leia MaisEsta foto mostra um grupo de nazistas e seus colaboradores da milícia letã [Letônia] ordenando a um grupo de judeus para que se despissem. Em seguida, friamente os assassinaram a tiros e empurraram seus corpos para a vala comum, sobre os cadáveres dos que já haviam passado pela mesma sina. Perto de Liepaja, Letônia. Foto de dezembro de 1941.
Leia MaisCorpos de prisioneiros encontrados pelas tropas soviéticas no campo de trabalho-escravo de Klooga. Os guardas nazistas e seus colaboracionistas estonianos haviam assassinado aqueles seres humanos, e estavam empilhando os cadáveres para incinerá-los [OBS: e assim esconder seus crimes]. Estônia. Setembro de 1944.
Leia MaisPierre Laval, colaborador nazista, chefe do governo de Vichy na França. França. Foto de data incerta.
Leia MaisVidkun Quisling, líder do governo norueguês colaboracionista, OBS: cujo nome é sinônimo de "traidor" em inglês] responde a uma saudação durante uma cerimônia em Oslo. Noruega. foto tirada após abril de 1940.
Leia MaisMembros do partido húngaro pró-alemão "Cruz Flechada", massacraram milhares de judeus com disparos de armas de fogo ao longo das margens do Rio Danúbio. Foto tirada logo após a chacina. Budapeste, Hungria. 1944.
Leia MaisMembros do partido húngaro fascista "Cruz Flechada" aprisionando judeus. Budapeste, Hungria, Outubro a dezembro de 1944.
Leia MaisHoria Sima, líder da Guarda de Ferro e vice-primeiro-ministro do governo romeno em 1940. Bucareste, Romênia. 1940.
Leia MaisSinagoga sefardita* destruída durante o massacre efetuado pela Guarda de Ferro** entre os dias 21 e 23 de janeiro. Bucareste, Romênia, janeiro de 1941.
Sefardita - Judeus originários da Península Ibérica que, com a Inquisição, fugiram para o norte da África, Turquia, e para as Américas na época do descobrimento.
Movimento e partido político anti-semita e fascista da România que colaborou com os nazistas.
Leia MaisA Polícia força judeus romenos, sobreviventes de um pogrom em Iasi, a embarcarem em um trem durante a sua expulsão de Iasi para Calarasi. Iasi, Romênia, foto do final de junho de 1941.
Leia MaisSoldados romenos supervisionam a deportação dos judeus de Kishinev. Kishinev, Bessarábia, Romênia, 28 de outubro de 1941.
Leia MaisSoldados da "Ustasa" (croatas fascistas leais aos nazistas) levam várias pessoas para serem assassinadas em Herzegovina, no estado fascista pró-alemão da Croácia, criado após a divisão da Iugoslávia. Croácia. Foto tirada entre 1941 e 1944.
Leia MaisSoldados da "Ustasa" (fascistas croatas) cruelmente assassinam um ser humano utilizando um punhal e uma baioneta. Iugoslávia. Foto tirada entre 1941 e 1944.
Leia MaisGuardas de um campo controlado pela Ustasa (grupo de croatas fascistas) forçam um judeu a remover seu anel antes de o assassinarem a tiros. Campo de concentração de Jasenovac, Iugoslávia. Foto tirada entre 1941 e 1945.
Leia MaisEm Sisak, campo de concentração da "Ustasa" (organização fascista croata) para detenção de jovens, vêm-se crianças sentadas e dormindo diretamente no chão. Iugoslávia. Foto tirada durante a Segunda Guerra Mundial.
Leia MaisCorpos das vítimas das atrocidades cometidas pelos croatas da "Ustasa" (grupo fascista aliado aos nazistas), jogados às margens do rio Sava. Campo de concentração de Jasenovac. Iugoslávia. Foto tirada entre 1941 e 1945.
Leia MaisDurante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazista financiou e facilitou as transmissões radiofônicas de cunho anti-britânico e anti-semita do Grande Mufti de Jerusalém, Hajj Amin al-Husayni, um nacionalista árabe e líder religioso muçulmano proeminente, para assim tentar obter o apoio dos islâmicos dos Balcãs e do Oriente Médio à Alemanha e demais países do Eixo. Quase no final da Guerra, al-Husayni foi preso na zona de ocupação francesa na Alemanha. Após as autoridades o haverem levado para a França, al-Husayni fugiu para o Egito, de onde continuou a produzir e disseminar propaganda virulenta contra o movimento sionista, os judeus e o Estado de Israel. Ele morreu em 1974.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.