Castelo Hartheim, um centro de extermínio por eutanásia onde pessoas com deficiências físicas ou mentais eram mortas asfixiadas por gás ou com injeção letal. Hartheim, Áustria, data incerta.
Leia MaisUm dos ônibus que transportavam pacientes de um hospital próximo a Wiesbaden para o centro de eutanásia em Hadamar, onde eram envenenados por gás ou mortos com injeção letal. Alemanha, entre maio e setembro de 1941.
Leia MaisEm agosto de 1943, uma câmara de gás foi instalada nesse prédio; foto tirada após a liberação do campo de concentração de Natzweiler-Strut. França, 1945.
Leia MaisInterior de uma câmara de gás no campo de Majdanek. Foto tirada em Majdanek, Polônia, depois de 24 de julho de 1944.
Leia MaisPastilhas de Zyklon B encontradas na liberação do campo de Majdanek. Polônia, depois de julho de 1944.
Leia MaisFotografia, tirada no período pós-Guerra, da câmara de gás que processava assassinatos em massa no campo principal de Auschwitz. Polônia, por volta de 1947.
Em meados de agosto de 1940, a direção do campo de concentração de Auschwitz colocou em funcionamento um crematório ao lado de um necrotério. O prédio ficava localizado fora dos limites do campo principal de Auschwitz. Em setembro de 1941, o morgue foi transformado em câmara de gás para agilizar os constantes assassinatos em massa, nos quais várias centenas de pessoas eram assassinadas por sufocamento através de gás venenoso ao mesmo tempo. Esta mesma câmara foi usada até dezembro de 1942, embora o crematório haja operado até julho de 1943. Em 1944, as autoridades do campo desmantelaram os fornos crematórios, e transformaram o prédio em um abrigo antiaéreo onde foi colocado o hospital das SS e os escritórios dos membros das SS que trabalhavam na administração do campo em prédios próximos. Em 1947, ano da criação do Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau, dois fornos crematórios foram reconstruídos com peças originais e a chaminé, por onde saia a fumaça com a fuligem dos corpos dos judeus mortos, foi reconstruída. Naquela época, as paredes do abrigo antiaéreo foram demolidas para permitir que os visitantes ao museu e ao memorial pudessem ver a câmara de gás reconstruída e também o espaço do crematório.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.