Gas chamber in the main camp of Auschwitz immediately after liberation. [LCID: 27041]
Detalhes
Fotografia

Antiga Câmara de Gás no Campo Principal de Auschwitz

Fotografia, tirada no período pós-Guerra, da câmara de gás que processava assassinatos em massa no campo principal de Auschwitz. Polônia, por volta de 1947.

Em meados de agosto de 1940, a direção do campo de concentração de Auschwitz colocou em funcionamento um crematório ao lado de um necrotério. O prédio ficava localizado fora dos limites do campo principal de Auschwitz. Em setembro de 1941, o morgue foi transformado em câmara de gás para agilizar  os constantes assassinatos em massa, nos quais várias centenas de pessoas eram assassinadas por sufocamento através de gás venenoso ao mesmo tempo. Esta mesma câmara foi usada até dezembro de 1942, embora o crematório haja operado até julho de 1943. Em 1944, as autoridades do campo desmantelaram os fornos crematórios, e transformaram o prédio em um abrigo antiaéreo onde foi colocado o hospital das SS e os escritórios dos membros das SS que trabalhavam na administração do campo em prédios próximos. Em 1947, ano da criação do Museu Estadual de Auschwitz-Birkenau, dois fornos crematórios foram reconstruídos com peças originais e a chaminé, por onde saia a fumaça com a fuligem dos corpos dos judeus mortos, foi reconstruída. Naquela  época, as paredes do abrigo antiaéreo foram demolidas para permitir que os visitantes ao museu e ao memorial pudessem ver a câmara de gás reconstruída e também o espaço do crematório.


Tags


  • Dokumentationsarchiv des Oesterreichischen Widerstandes

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.