O adolescente Simon Jeruchim ouviu falar sobre a invasão dos Aliados na França ocupada pelos alemães (Dia-D) através de um rádio de ondas-curtas. Ele pintou uma aquarela que retrata o bombardeamento e o incêndio de uma cidade junto a um rio. O título da obra é “Memória de 6 de junho de 1944”.
Simon Jeruchim nasceu em Paris em 1929, filho de Samuel e Sonia (nascida Szpiro), imigrantes judeus da Polônia. Em julho de 1942, os pais de Simon conseguiram encontrar esconderijos para ele e para seus irmãos, mas o casal foi preso e deportado para Auschwitz antes de poder se esconder. Simon passou quase dois anos na Normandia. Um professor local deu-lhe um presente que consistia em tintas de aquarela e um bloco de desenho. Simon utilizou-os para descrever vários aspectos da sua vida na Normandia.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.