Anti-Semitismo (Artigo Resumido)

A palavra anti-semitismo significa preconceito ou ódio contra os judeus. O Holocausto, ou seja, a perseguição e assassinato dos judeus europeus promovidos pelo governo alemão e seus colaboradores, é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história da humanidade. Em 1879, o jornalista alemão Wilhelm Marr cunhou o termo anti-semitismo mas, na verdade, o ódio contra os judeus já existia antes da era moderna e da criação do próprio termo anti-semitismo. Entre as manifestações históricas mais comuns de anti-semitismo pode-se citar os pogroms, aqueles violentos ataques da população contra judeus indefesos, muitas vezes incitados e apoiados pelas autoridades governamentais [OBS: os judeus eram bodes expiatórios: quando as coisas não iam bem na sociedade, ao invés de assumir a responsabilidade e controle dos problemas por eles causados, os governantes jogavam a culpa nos israelitas para evitar que o povo se rebelasse contra eles e os apeasse do poder]. Os pogroms eram normalmente provocados por difamações absurdas, tais como os "libelos de sangue", quando eram disseminados falsos rumores de que os judeus haviam usado o sangue de alguma criança cristã na confecção dos pães da Páscoa judaica [OBS: a Última Ceia de Cristo foi a celebração da páscoa israelita].

Na era moderna, os anti-semitas adicionaram uma dimensão política à sua ideologia de ódio. No último terço do século dezenove, formaram-se partidos políticos anti-semitas na Alemanha, na França e na Áustria. Naquele período surgiram também publicações fraudulentas, tais como os Protocolos dos Sábios de Sião, que criavam e davam suporte à elaboração de falsas teorias sobre uma conspiração judaica para controlar o mundo. Um forte componente do anti-semitismo político era o nacionalismo [extremado], cujos adeptos muitas vezes acusavam falsamente os judeus de serem cidadãos desleais. O Partido Nazista, fundado em 1919 e liderado por Adolf Hitler, também deu expressão política às teorias racistas [que surgiram no século 19]. Disseminando o racismo e o anti-semitismo, o Partido Nazista ganhou popularidade entre a população [que sofria com as péssimas condições econômicas resultantes do Tratado de Versalhes e precisava achar um bode expiatório].

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.