<p>Tropas alemãs marcham vitoriosas em Paris.  França.  Junho de 1940.</p>

A Invasão da Europa Ocidental pela Alemanha- Maio de 1940

A Invasão da Europa Ocidental pela Alemanha- Maio de 1940

A campanha nazista contra os Países Baixos e a França durou menos de seis semanas. A Alemanha atacou o oeste europeu no dia 10 de maio de 1940. Inicialmente, os comandantes britânicos e franceses pensaram que as forças alemãs os atacariam através da área central da Bélgica, tal como havia sido feito na Primeira Guerra Mundial, e assim decidiram enviar tropas à fronteira franco-belga para conter o ataque alemão. O ataque nazista, porém, concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa.

A Bélgica e a Holanda se renderam em maio daquele ano. Mais de 300.000 tropas francesas e britânicas foram evacuadas das praias perto de Dunkirk (Dunkerque), ao longo do Canal da Mancha, para a Grã-Bretanha. Paris, a capital francesa, capitulou frente aos alemães no dia 14 de junho de 1940.

Como parte do acordo de cessar-fogo assinado entre a França e a Alemanha em 22 de junho, a Alemanha ocupou o norte da França e toda a costa atlântica francesa, até a fronteira com a Espanha. Um novo governo francês foi estabelecido na cidade de Vichy, localizada na região sul daquele país, a qual não havia sido ocupada. O governo de Vichy, sob o commando do Marechal Henri Petain, declarou neutralidade na guerra entre a Alemanha e a Grã-Bretanha, mas comprometeu-se, pelas condições do cessar fogo, a cooperar com a Alemanha.

Os alemães viam a derrota da Real Força Aérea Britânica (RAF) como um pré-requisito para a invasão das ilhas britânicas. Quando a força aérea alemã não obteve superioridade sobre o sudeste da Inglaterra em 1940, Hitler resolveu adiar a invasão até a primavera de 1941. No entanto, após a emissão da primeira ordem operacional para a invasão alemã da União Soviética, em dezembro de 1940, a invasão da Grã-Bretanha pela Alemanha foi adiada indefinidamente [e nunca chegou a acontecer].

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.