Em julho de 1946 [já após a Guerra], os poloneses participaram de um pogrom em Kielce, na Polônia, durante o qual 42 judeus foram massacrados e outros 50 ficaram feridos. Aquele acontecimento desencadeou uma fuga em massa de centenas de milhares de judeus poloneses e de outros países do leste e do centro da Europa. Este clipe mostra refugiados judeus que sobreviveram ao pogrom, esperando para sair da Polônia e atravessar a fronteira da Tchecoslováquia.
Leia MaisApós a Segunda Guerra Mundial os Aliados repatriaram milhões de deslocados de guerra (DPs) de volta para seus países de origem. No entanto, centenas de milhares de pessoas, entre elas mais de 250.000 refugiados judeus, não podiam ou não queriam retornar. A maioria dos sobreviventes judeus preferia deixar a Europa e ir para ir para a região do Mandato Britânico no Oriente Médio, para o local que havia sido a terra de seus ancestrais, ou para os Estados Unidos. A Administração das Nações Unidas para a Libertação e Reabilitação (UNRRA) os abrigou em campos na Alemanha e na Áustria, ocupadas pelos Aliados, até que pudessem ser reassentados. Neste filme vêm-se deslocados judeus nos campos de refugiados, educando seus filhos no trabalho agrícola, já os preparando para a emigração para o local onde os judeus há décadas se preparavam para criar uma nação judaica, a antiga colônia romana da Palestina, atual Estado de Israel.
Leia MaisApós a Segunda Guerra Mundial, os Aliados repatriaram milhões de deslocados de guerra (DPs) para seus países de origem, mas centenas de milhares de pessoas, dentre elas mais de 250.000 refugiados judeus, não podiam ou não queriam retornar. A maioria dos judeus deslocados de guerra preferia sair da Europa para seguir rumo à área do Mandato Britânico conhecida pelo nome romano de Palestina ou para os Estados Unidos. Os Aliados os abrigaram em campos na Alemanha até que pudessem ser relocados. Aqui, neste documentário, judeus sionistas protestam contra o confinamento contínuo no campo para deslocados de guerra de Zeilsheim, na Alemanha. Eles solicitam permissão para emigrar para a terra de seus ancestrais, Palestina.
Leia MaisNo final da Segunda Guerra Mundial, as forças Aliadas na Europa repatriaram milhões de deslocados de guerra (DPs) que estavam na Alemanha. Os restantes 1.5 a 2 milhões de DPs, tanto judeus quanto não-judeus, recusaram-se a voltar ou não podiam retornar a seu lar de origem. As restrições imigratórias de vários outros países europeus e dos Estados Unidos impossibilitavam a admissão em larga escala daqueles refugiados. Eles então tinham que permanecer na Alemanha ocupada pelos Aliados até que pudessem conseguir autorização para viver em outro país. Neste filme, gravado quatro anos após o fim da Guerra, DPs em Munique embalam o pouco que têm e embarcam em um avião norte-americano, tendo por destino os Estados Unidos.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.