Aschwitz exerceu um papel fundamental na "Solução Final", isto é, o plano alemão para exterminar judeus de praticamente todos os países europeus para o campo de extermínio Auschwitz II (Birkenau na Polônia, que estava sob ocupação alemã. No total, pelo menos 1.1 milhão de judeus e dezenas de milhares de outras pessoas de outros grupos étnicos, religiosos e políticos foram assassinados em Auschwitz.
Leia MaisEm 1942, a Alemanha dominava a maior parte da Europa. A assim chamada "Grande Alemanha" havia se expandido tomando terras de seus vizinhos. A Áustria e Luxemburgo foram completamente incorporados. Territórios da Tchecoslováquia, Polônia, França, Bélgica e os Estados Bálticos foram incorporados à "Grande Alemanha". As forças militares alemãs ocuparam a Noruega, a Dinamarca, a Bélgica, o norte da França, a Sérvia, partes do norte da Grécia e grandes trechos do território na Europa Oriental. A Itália, a Hungria, a Romênia, a Bulgária, a Eslováquia, a Finlândia, a Croácia e a França colaboracionista de Vichy foram países que se aliaram à Alemanha ou então recebiam forte influência daquele nazista. Entre 1942 e 1944, as forças militares alemãs estenderam sua área de ocupação na Europa até o sul da França, o centro e o norte da Itália, a Eslováquia e a Hungria.
Leia MaisRecursos Selecionados
1. Casa do Comandante do Campo
2. Casa da guarda principal
3. Escritório administrativo do acampamento
4. Gestapo
5. Edifício para recepção/registro de prisioneiros
6. Cozinha
7. Câmara de gás e crematório
8. Edifícios para armazenagem e oficinas
9. Local para armazenagem de pertences confiscados
10. Pedreira: Local para execuções
11. Local da orquestra do acampamento
12. Local para execuções denominado "Muro Negro"
13. Bloco 11: Bunker para punições
14. Bloco 10: Local para Experiências Médicas
15. Forcas
16. Barracas onde se localizava o quartel do comandante do bloco
17. Hospital das SS
Leia MaisAuschwitz era o maior campo estabelecido pelos alemães, sendo formado por um complexo de campos menores, incluindo um campo de concentração, um de extermínio e um de trabalho escravo. Estava localizado na cidade de Oswiecim, na Alta Silésia Oriental, perto da fronteira entre a Alemanha e a Polônia (de antes da Guerra), em área tomada pela Alemanha em 1939. O sub-campo de Auschwitz I foi o primeiro e também o principal campo estabelecido em Oswiecim, e o sub-campo Auschwitz II (Birkenau) era o centro de extermínio, onde quase diariamente chegavam trens lotados, levando judeus de praticamente todos os países europeus ocupados pelos alemães para serem abatidos. O sub-campo Auschwitz III, também chamado Buna ou Monowitz, foi estabelecido em Monowice para fornecer trabalhadores escravos para as fábricas das redondezas, tais como as da companhia I.G. Farben. Pelo menos 1.1 milhões de judeus foram assassinados em Auschwitz, além de 70.000 a 75.000 poloneses, 21.000 ciganos e cerca de 15.000 prisioneiros de guerra soviéticos.
Leia MaisOs campos de extermínio eram centros de assassinato em massa, projetados para a execução do genocídio [destruição total de um povo, no caso, os judeus] planejado pelos alemães. Entre 1941 e 1945, os nazistas estabeleceram seis destes campos no território polonês, o qual o qual estava sob completo domínio alemão: Chelmno, Belzec, Sobibor, Treblinka, Auschwitz-Birkenau (parte do complexo de Auschwitz) e Majdanek. Chelmno e Auschwitz foram estabelecidos em áreas anexadas à Alemanha em 1939, e os outros campos (Belzec, Sobibor, Treblinka e Majdanek) foram estabelecidos no Generalgouvernement, Governo Geral [nazista] da Polônia. Auschwitz e Majdanek eram campos de concentração e de trabalho escravo, além serem centros de extermínio. A maioria absoluta das vítimas dos campos de extermínio era composta por israelitas. A estimativa é de que 3.5 milhões de judeus foram assassinados nestes seis campos de extermínio como parte da "Solução Final" [genocídio]. Além dos judeus, outras vítimas foram os ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.