Após a derrota da Alemanha, as principais autoridades do Estado e do Partido Nazista, bem como os comandantes militares do Terceiro Reich, foram julgados por um tribunal militar -- Tribunal Militar Internacional -- composto por juízes da União Soviética, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos. Este julgamento, que ficou conhecido como O Julgamento de Nuremberg, julgou os vinte e dois principais criminosos de guerra entre os meses de novembro de 1945 e outubro de 1946. Este trecho do documentário mostra os acusados apresentando um apelo após terem sido condenados por crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Doze dos réus foram condenados à pena de morte, incluindo Hermann Goering, Wilhelm Keitel, Joachim von Ribbentrop e Ernst Kaltenbrunner. Outros receberam penas de prisão de 10 anos até prisão perpétua. Hjalmar Schacht, Franz von Papen e Hans Fritzsche foram absolvidos por aquele Tribunal.
Leia MaisO Promotor-Chefe britânico, Sir Hartley Shawcross, apresentando seu argumento final frente ao Tribunal Militar Internacional.
Leia MaisNo verão de 1945, representantes dos países Aliados vitoriosos– Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética – reuniram-se em Londres para discutir a formação de um Tribunal Militar Internacional. As questões a serem discutidas eram assustadoras: como e onde este tribunal teria lugar, quais seriam as acusações criminais, e quais dos perpetradores deveriam ser levados a julgamento. O presidente dos EUA, Harry S. Truman, emitiu uma ordem executiva designando o Juiz da Corte Suprema Robert H. Jackson como representante dos EUA e também Promotor-Chefe do julgamento. Este trecho de filme contém uma parte do discurso de abertura de Jackson frente ao Tribunal Militar Internacional.
Leia MaisFilme entitulado "O Plano Nazista", exibido como prova para o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg, no dia 11 de dezembro de 1945. Ele foi compilado por Budd Schulberg e outros militares norte-americanos, sob a supervisão do Comandante da Marinha James Donovan. Naquele documentário os compiladores utilizaram somente materiais filmados pelos próprios alemães, incluindo curtas-metragens oficiais. O trecho visto aqui recebeu o título de "Conferências após Hitler haver escapado de uma conspiração para eliminá-lo por meio de uma bomba em 20 de julho de 1944". Ele foi utilizado pelos promotores no Julgamento de Nuremberg como prova de que os réus julgados pelo Tribunal Militar Internacional faziam parte do círculo de assessores mais importantes de Hitler.
Leia MaisO filme entitulado "O Plano Nazista" foi exibido como evidência [dos crimes alemães] para o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg, no dia 11 de dezembro de 1945. Ele foi compilado por Budd Schulberg e outros militares norte-americanos, sob a supervisão do Comandante da Marinha James Donovan. Para compor aquele documentário, os compiladores utilizaram somente materiais filmados pelos próprios alemães, incluindo curtas-metragens oficiais. Este trecho aqui exibido é intitulado "Hitler Prediz a Aniquilação da Raça Judaica na Europa Caso Haja Guerra", e mostra Hitler discursando para o parlamento alemão em 20 de janeiro de 1939.
Leia MaisFilme entitulado "O Plano Nazista" foi exibido como prova para o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg, no dia 11 de dezembro de 1945. Ele foi compilado por Budd Schulberg e outros militares americanos, sob a supervisão do Comandante da Marinha James Donovan, utilizando várias gravações originais , para ser apresentado durante o julgamento. Naquele documentário os compiladores utilizaram somente materiais filmados pelos próprios alemães, incluindo curtas-metragens oficiais. Este trecho visto aqui foi entitulado. Neste filme intitulado "O Sétimo Congresso do Partido Nazista, de 10 a 16 de setembro de 1935", Hermann Goering anuncia a promulgação das leis de discriminação racial.
Leia MaisFilme entitulado "O Plano Nazista" foi exibido como prova para o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg, no dia 11 de dezembro de 1945. Ele foi compilado por Budd Schulberg e outros militares americanos, sob a supervisão do Comandante da Marinha James Donovan, utilizando várias gravações originais , para ser apresentado durante o julgamento. Naquele documentário os compiladores utilizaram somente materiais filmados pelos próprios alemães, incluindo curtas-metragens oficiais. Este trecho visto aqui é entitulado"A Queima de Livros de 10 de maio de 1933".
Leia MaisFilme entitulado "O Plano Nazista" foi exibido como prova para o Tribunal Militar Internacional, em Nuremberg, no dia 11 de dezembro de 1945. Ele foi compilado por Budd Schulberg e outros militares americanos, sob a supervisão do Comandante da Marinha James Donovan, utilizando várias gravações originais , para ser apresentado durante o julgamento . Naquele documentário os compiladores utilizaram somente materiais filmados pelos próprios alemães, incluindo curtas-metragens oficiais. Este trecho aqui mostrado é intitulado "Abertura da Campanha anti-Semita Oficial", e é datado de 1 de abril de 1933.
Leia MaisHermann Goering era o chefe da força aérea alemã, e foi um dos 22 principais criminosos de guerra julgados pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Aqui, Goering depõe sobre sua ordem, datada de31 de julho de 1941, a qual dava autorização a Reinhard Heydrich, chefe do Serviço Central de Segurança do Reich, para planejar a assim chamada "solução para a questão dos judeus na Europa". O Tribunal o julgou culpado em todas as acusações e o sentenciou à morte. Goering se suicidou pouco antes de ser executado.
Leia MaisOs acusados pelo Tribunal Militar Internacional sentados no banco dos réus, em Nuremberg.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.