O Promotor-Chefe britânico, Sir Hartley Shawcross, apresentando seu argumento final frente ao Tribunal Militar Internacional.
12 milhões de homens, mulheres e crianças morreram assim, assassinados a sangue frio, e hoje milhões e milhões mais choram pelos seus pais e mães, pelos seus maridos, suas mulheres e seus filhos. Que direito à misericórdia tem qualquer homem que tenha participado – ainda que indiretamente – de um crime como este? Deixemos Graebe falar novamente sobre Dubno: as pessoas que tinham descido dos caminhões – homens, mulheres e crianças de todas as idades – tinham que se despir sob as ordens de um homem das SS, o qual segurava ameaçadoramente um chicote para cavalos ou cães. Eles tinham que colocar suas roupas em locais fixos, ordenadas de acordo com sapatos, roupas e roupas de baixo. Eu vi um monte de sapatos, cerca de 800 a 1.000 pares deles, e grandes pilhas de roupas de baixo e de outros tipos. Sem gritar ou chorar, aquelas pessoas se despiam, se agrupavam, beijavam umas às outras, se despediam, e esperavam por um sinal de outro homem das SS, que ficava perto da cova também segurando um chicote na mão. Durante os quinze minutos em que fiquei ali perto não ouvi nenhuma queixa ou pedido de misericórdia. Eu observei uma família de cerca de oito pessoas, um homem e uma mulher, ambos com cerca de cinquenta anos, com os seus filhos com idades entre um, oito e dez anos talvez, e duas filhas adultas de cerca de 20-24 anos. Uma mulher idosa, com cabelos brancos como a neve, segurava a criança de um ano de idade em seus braços e cantava para ela, fazendo-lhe cócegas. A criança exclamava de prazer. O casal olhava-os com lágrimas nos olhos. O pai segurava a mão de um menino de cerca de dez anos e falava com ele suavemente, enquanto o menino lutava contra as lágrimas. O pai apontava para o céu, acariciando sua cabeça, e parecia explicar alguma coisa a ele. Naquele momento, o homem das SS que estava junto à cova gritou algo para o seu companheiro. Este último contou cerca de vinte pessoas e instruiu-as a ir para trás do monte de terra. Entre eles estava a família que mencionei. Lembro-me bem de uma moça magra e de cabelos pretos, que ao passar perto de mim, apontou para si mesma e disse: ‘Vinte e três'."
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.