Este filme mostra Joseph Goebbels, ministro nazista encarregado da propaganda e educação pública, discursando no Congresso do Partido Nazista em setembro de 1935, em Nuremberg. No discurso, Goebbels – um anti-semita fanático – fez um paralelo entre o bolchevismo e todo o povo judeu, dizendo aos membros do Partido que existia uma conspiração judaica internacional para destruir a civilização ocidental. Goebbels liderou a remoção da influência judaica e de outras denominadas "não-alemães" das instituições culturais da Alemanha nazista. [Bolshevismo = movimento político que deu origem ao Partido Comunista da União Soviética, seus membros eram a elite revolucionária da classe operária russa].
Leia MaisEm 1933, o chefe do Partido Nazista Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha, e rapidamente transformou a frágil democracia daquele país em uma ditadura uni-partidária. A polícia efetuou prisões de oponentes políticos do regime, detendo-os sem processo legal em campos de concentração. O regime nazista também colocou em prática suas politicas raciais, as quais almejavam "purificar" e fortalecer a população alemã "ariana". Uma campanha implacável iniciou a exclusão dos 500 mil judeus alemães de todos os aspectos da vida nacional. Em agosto de 1936, quando Berlim sediava os Jogos Olímpicos de Verão, por duas semanas Hitler camuflou seus objetivos expansionistas e anti-semitas. Esperando impressionar aos muitos visitantes estrangeiros que foram à Alemanha para os Jogos, Hitler autorizou um breve afrouxamento das atividades anti-semitas (o que incluiu também a remoção das placas que barravam os judeus de locais públicos). Os Jogos foram uma propaganda de estrondoso sucesso para os Nazistas. Eles apresentaram aos visitantes a imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante. Aqui, Hitler faz a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Num novo ritual olímpico, um corredor solitário chegou carregando a tocha acesa no local onde os antigos gregos celebravam o evento, tocha esta passada por atletas de mão em mão até chegar a Berlim.
Leia MaisAs forças alemãs entraram na Varsóvia em setembro de 1939, e no mês seguinte ordenaram a criação de um Conselho Judaico (Judenrat) na cidade. Eles escolheram como chefe daquela entidade ao Sr. Adam Czerniakow, membro do antigo Conselho da Comunidade Judaica de Varsóvia. Aqui, neste curta-metragem alemão, uma empresa de propaganda política nazista encena uma reunião entre Czerniakow e residentes do gueto com petições para que as dirigisse às autoridades nazistas. Os alemães esperavam que Czerniakow implementasse suas ordens, incluindo exigências de trazer judeus para efetuar trabalho escravo, e confisco de propriedades judaicas. No entanto, Czerniakow usopu sua posição para tentar aliviar a brutalidade das medidas alemãs, e estabeleceu, ainda que precariamente, cozinhas, oficinas e escolas vocacionais. Ele constantemente pedia por melhores condições. Em julho de 1942 ele cometeu suicídio para não ter que ajudar os alemães a capturar judeus escondidos para envio aos campos nazistas.
Leia MaisEm resposta à crescente conscientização internacional sobre as atrocidades cometidas pelos alemães, os mesmos decidiram permitir que um comitê de investigação da Cruz Vermelha visitasse o gueto de Terezin (Theresienstadt), na Tchecoslováquia. Medidas elaboradas foram tomadas para ocultar as condições reais do gueto e para caracterizar uma [falsa] atmosfera de normalidade. Estas cenas, que mostram a apresentação pública de uma orquestra naquele gueto, fez parte de um filme publicitário nazista feito durante a visita da comissão da Cruz Vermelha ao gueto de Terezín.
Leia Mais
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.