Franz Monjau

Franz Monjau

Data de Nascimento: 30 de janeiro de 1903

Colônia, Alemanha

Após concluir o segundo grau Franz estudou pintura na Academia de Belas Artes de Dusseldorf e decidiu dedicar-se ao ensino da arte. Ele era membro de um grupo artístico de vanguarda que rebelou-se contra a pintura tradicional. Posteriormente lecionou educação artística para estudantes do segundo grau. Para Franz, as mudanças ideológicas rumo ao fascismo eram tão aterrorizantes quanto o crescimento do anti-semitismo, mas como ele era apenas parcialmente judeu imaginou que o nazismo fosse iria atingí-lo pessoalmente.

1933-39: Hitler tornou-se chanceler da Alemanha na mesma data do trigésimo aniversário de Franz. Cinco meses depois Franz foi preso, classificado pelas leis nazistas como Mischling, i.e. miscigenado. A partir de então foi proibido de pintar, export suas obras e ensinar. Sua esposa também foi impedida de exercer a profissão de professora por haver "contraído matrimônio com um não-ariano". O diretor de um museu deu emprego a Franz secretamente, mas a Gestapo descobriu e ele foi demitido. Após o início da Guerra os nazistas o levaram para trabalhar nas fábricas.

1940-44: De alguma forma Franz e sua esposa conseguiram auxiliar membros da resistência antinazista. Em seguida, ela foi enviada a Berlim para trabalhar em um hospital militar. Em 1943, um bombardeio dos Aliados destruiu a casa dos Monjaus e praticamente todo o trabalho artístico de Franz. Sua mãe, uma judia convertida ao catolicismo, foi deportada para o gueto de Theresienstadt. Os bombardeios continuavam. Franz escondeu-se dos nazistas quando começaram a deportar os "miscigenados”, mas no inverno de 1944 foi encontrado, graças a uma denúncia, internado no "campo de formação educacional", e mais tarde foi deportado para o campo de concentração de Buchenwald.

Franz morreu nas barracas de experimentação “médica” de Buchenwald em 28 de fevereiro de 1945. Na última carta que conseguiu enviar a sua esposa, clandestinamente, ele escreveu: "Estou em Buchenwald." Boa sorte. Franz."

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.