Rene Guttmann

Rene Guttmann

Data de Nascimento: December 21, 1937

Teplice-Sanov, Tchecoslováquia

Rene e sua irmã gêmea Renate, moravam com os pais, judeus de origem alemã, na cidade de Praga. Pouco antes do nascimento dos gêmeos, seus pais haviam fugido de Dresden, na Alemanha, para escapar da perseguição do governo nazistas contra os judeus. Antes de deixar a Alemanha para se refugiar na Tchecoslovaquia, o pai de René e Renate, Herbert, trabalhava em uma firma de importação e exportação, e sua mãe, Ita, era contadora.

1933-39: Nossa família morava em um prédio de seis andares junto à linha de bonde n°22, em Praga. Uma longa e íngreme escadaria conduzia ao nosso apartamento, onde meu irmão e eu dividíamos um berço, no mesmo quarto de nossos pais. Havia um pequeno terraço que permitia ver o pátio externo. Rene e eu usávamos trajes que combinavam e sempre andávamos bem vestidos. Passávamos a maior parte do dia brincando em um parquinho próximo. Em março de 1939 as forças alemãs ocuparam Praga.

1940-45: Antes de completar 6 anos fomos transportados do gueto de Theresienstadt para Auschwitz. Lá, meu braço foi tatuado com o número 169061. Fui separado da minha irmã e da minha mãe, e levado para uma barraca que aprisionava garotos mais velhos—a maioria parecia ser gêmeos. Eu não entendia o que estava acontecendo; às vezes eu era levado para um hospital, mesmo sem estar doente, e era todo medido e radiografado. Uma vez, eu e os garotos vimos o assassinato de soldados poloneses e soviéticos dentro de um fosso na rua.

Rene e a sua irmã sobreviveram e se reencontraram nos Estados Unidos em 1950. Eles descobriram que foram um dos pares dos "Gêmeos de Mengele" usados para experiências “médicas”.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.