Ruth (Huppert) Elias

Ruth (Huppert) Elias

Data de Nascimento: 6 de outubro de 1922

Morávia Ostrava, Tchecoslováquia

Ruth cresceu na cidade de Morávia Ostrava, na região da Morávia, que abrigava a terceira maior comunidade judaica na Tchecoslováquia. Quando Ruth ainda era criança seus pais se divorciaram. Ela e a irmã, Edith, foram morar com a avó paterna e com um tio, mas continuaram a manter contato constante com o pai. Ruth estudava para ser pianista e sonhava freqüentar um conservatório de música em Praga.

1933-39: Em março de 1939 a Boêmia e a Morávia foram ocupadas pela Alemanha e declaradas áreas de protetorado alemão. Naquele outono, os judeus da cidade com idade para trabalhar receberam ordens para se apresentar para o trabalho forçado/escravo. O pai de Ruth e Edith conseguiu escapar e fugir para a casa de uma irmã em Brno, e providenciou a ida das filhas para a cidade de Vyskov, para viverem com uma tia. Passado um mês, ele mandou buscar suas filhas e pagou a um fazendeiro tcheco para que ele permitisse que a família trabalhasse em uma fazenda perto de Brno.

1940-45: Em 1942 Ruth foi deportada para o gueto de Theresienstadt, onde conheceu um judeu a quem uniu-se. Um ano mais tarde, grávida, ela foi deportada para Auschwitz. Depois que Ruth deu a luz, um “médico” das SS a fez passar por uma “experiência“ para verificar qual o tempo que a criança poderia sobreviver sem alimentos. Ele ordenou que seus seios fossem amarrados com um cordão que impedia o aleitamento mas, secretamente, Ruth tentou salvar a filhinha, procurando restos de pão seco e os molhando na água, mas com a fome o bebê foi definhando e sua barriguinha inchando cada vez mais, causando-lhe muito sofrimento. Um médico, que também era prisioneiro, convenceu Ruth a injetar uma dose letal de morfina no bebê que sofria e que não tinha mais chances de sobreviver.

Ruth foi libertada de um campo de trabalho escravo, perto de Leipzig, Alemanha, pelas tropas norte-americanas. Depois da guerra, viuva, ela casou-se novamente e viveu em Praga até 1949, quando emigrou para Israel.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.