Prisioneiros carregando tigelas no campo de concentração de Dachau. Dachau, Alemanha. Foto tirada entre 1933 e 1940.
Leia MaisChamada em um campo de internação para romanis (ciganos). Lackenbach, Áustria, 1940-1941.
Leia MaisFranz e sua família eram Testemunhas de Jeová. A Alemanha incorporou a Áustria em 1938. Depois do início da Segunda Guerra Mundial, o pai de Franz foi executado pois, como Testemunha, se opunha à guerra. Em 1940, Franz se recusou a participar do treinamento militar e não apoiava a bandeira nazista. Ele foi preso, interrogado pela Gestapo (Polícia Secreta Estadual Alemã) em Graz, e condenado a cinco anos de trabalho forçado em um campo da Alemanha. Franz foi liberto pelas tropas dos Estados Unidos em 1945.
Leia MaisBerthold era filho único. Ele foi criado em Paderborn, município em uma região predominantemente católica no oeste da Alemanha. Paderborn ficava perto de Bad Lippspringe, onde havia uma congregação de Testemunhas de Jeová engajada em trabalhos missionários. A partir de 1933, os nazistas passaram a proibir as atividades das Testemunhas de Jeová.
1933-39: Quando eu tinha 4 anos, meus pais se tornaram Testemunhas de Jeová e eu comecei a frequentar reuniões secretas sobre a Bíblia com eles. Entrei na escola pública em 1936. Minha mãe foi presa em 1939 e enviada ao campo de concentração de Ravensbrueck. Quando eu tinha 9 anos, meu pai me mandou para Berlim, para morar com meu tio. Porém, três meses depois, meu pai foi obrigado a me entregar para as autoridades. Depois disto, ele foi preso por se recusar a servir ao exército alemão.
1940-44: Os alemães me enviaram para viver com um casal sem filhos que tinha uma pequena fazenda. De manhã, eu ia à escola e, à tarde, trabalhava na fazenda. Eu podia escrever uma carta a cada seis meses, e tinha que escolher se era para minha mãe ou para meu pai. Em 1943 fui proibido de escrever quaisquer cartas para meus pais. Eu podia apenas esperar e rezar para que eles ainda estivessem vivos. Apesar de eu não ter contato com outras Testemunhas de Jeová, minha fé em Jeová e nos ensinamentos da Bíblia me ajudaram a superar a solidão e incerteza.
Berthold reencontrou-se com seus pais em 1945, quando tinha 15 anos, e juntos voltaram a viver como Testemunhas de Jeová. Mais tarde, Berthold mudou-se para os Estados Unidos.
Leia MaisFriedrich-Paul nasceu na antiga cidade comercial de Luebeck, na região norte da Alemanha. Ele tinha 11 anos quando seu pai foi morto, durante a Primeira Guerra Mundial. Após o falecimento de sua mãe, ele e sua irmã Ina foram criados por duas tias idosas. Depois que concluiu o Segundo Grau, Friedrich-Paul iniciou seu aprendizado como comerciante.
1933-39: Em janeiro de 1937, as SS prenderam 230 homens em Luebeck com base no parágrafo 175 do recém revisado código penal nazista, o qual proibia a homossexualidade, e eu fiquei preso por 10 meses. Os nazistas utilizavam o parágrafo 175 para fazer detenções em massa de homossexuais. Em 1938, fui preso novamente, humilhado e torturado. Os nazistas finalmente resolveram me libertar, mas somente sob a condição de que eu concordasse em ser castrado, e então tive que me submeter àquela operação.
1940-44: Devido à castração, fui rejeitado ao tentar me alistar no serviço militar, em 1940, sendo considerado “fisicamente incapaz". Em 1943, fui preso novamente, desta vez por ser monarquista, partidário do antigo Kaiser Wilhelm II. Os nazistas me mantiveram como prisioneiro político em um anexo do campo de concentração de Neuengamme, em Luebeck.
Após a guerra, Friedrich-Paul se fixou em Hamburgo.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.