Berthold Mewes

Berthold Mewes

Data de Nascimento: August 19, 1930

Paderborn, Alemanha

Berthold era filho único. Ele foi criado em Paderborn, município em uma região predominantemente católica no oeste da Alemanha. Paderborn ficava perto de Bad Lippspringe, onde havia uma congregação de Testemunhas de Jeová engajada em trabalhos missionários. A partir de 1933, os nazistas passaram a proibir as atividades das Testemunhas de Jeová.

1933-39: Quando eu tinha 4 anos, meus pais se tornaram Testemunhas de Jeová e eu comecei a frequentar reuniões secretas sobre a Bíblia com eles. Entrei na escola pública em 1936. Minha mãe foi presa em 1939 e enviada ao campo de concentração de Ravensbrueck. Quando eu tinha 9 anos, meu pai me mandou para Berlim, para morar com meu tio. Porém, três meses depois, meu pai foi obrigado a me entregar para as autoridades. Depois disto, ele foi preso por se recusar a servir ao exército alemão.

1940-44: Os alemães me enviaram para viver com um casal sem filhos que tinha uma pequena fazenda. De manhã, eu ia à escola e, à tarde, trabalhava na fazenda. Eu podia escrever uma carta a cada seis meses, e tinha que escolher se era para minha mãe ou para meu pai. Em 1943 fui proibido de escrever quaisquer cartas para meus pais. Eu podia apenas esperar e rezar para que eles ainda estivessem vivos. Apesar de eu não ter contato com outras Testemunhas de Jeová, minha fé em Jeová e nos ensinamentos da Bíblia me ajudaram a superar a solidão e incerteza.

Berthold reencontrou-se com seus pais em 1945, quando tinha 15 anos, e juntos voltaram a viver como Testemunhas de Jeová. Mais tarde, Berthold mudou-se para os Estados Unidos.