Após a derrota da Alemanha, as principais autoridades do Estado e do Partido Nazista, bem como os comandantes militares do Terceiro Reich, foram julgados por um tribunal militar -- Tribunal Militar Internacional -- composto por juízes da União Soviética, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos. Este julgamento, que ficou conhecido como O Julgamento de Nuremberg, julgou os vinte e dois principais criminosos de guerra entre os meses de novembro de 1945 e outubro de 1946. Este trecho do documentário mostra os acusados apresentando um apelo após terem sido condenados por crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Doze dos réus foram condenados à pena de morte, incluindo Hermann Goering, Wilhelm Keitel, Joachim von Ribbentrop e Ernst Kaltenbrunner. Outros receberam penas de prisão de 10 anos até prisão perpétua. Hjalmar Schacht, Franz von Papen e Hans Fritzsche foram absolvidos por aquele Tribunal.
Leia MaisHermann Goering era o chefe da força aérea alemã, e foi um dos 22 principais criminosos de guerra julgados pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Aqui, Goering depõe sobre sua ordem, datada de31 de julho de 1941, a qual dava autorização a Reinhard Heydrich, chefe do Serviço Central de Segurança do Reich, para planejar a assim chamada "solução para a questão dos judeus na Europa". O Tribunal o julgou culpado em todas as acusações e o sentenciou à morte. Goering se suicidou pouco antes de ser executado.
Leia MaisO "Caso Médico" foi o nome dado a um dos doze julgamentos de crimes de guerra que aconteceram em um tribunal norte-americano como parte dos Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. Nele, foram julgados médicos e enfermeiras que participaram do assassinato de deficientes físicos e mentais alemães e que realizaram experiências "médicas" em prisioneiros dos campos de concentração. Aqui, os sobreviventes dos campos de concentração Maria Kusmierczuk e Jadwiga Dzido, vítimas daquelas experiências, mostram seus ferimentos para o tribunal, como parte das provas.
Leia MaisApós o julgamento dos principais criminosos de guerra pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, os Estados Unidos realizaram uma série de outros julgamentos de crimes de guerra em Nuremberg – Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. O nono julgamento perante o tribunal militar americano em Nuremberg foi concentrado nos membros das Uidades Móveis de Extermínio (Einsatzgruppen) que haviam sido mobilizados para assassinarem os judeus e membros de outros grupos na área atrás da frente oriental [leste da Alemanha]. Este filme, feito durante a abertura do caso, mostra o promotor americano Ben Ferencz explicitando o propósito daqueles julgamentos.
Leia MaisApós o julgamento dos principais criminosos de guerra pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, os Estados Unidos realizaram uma série de outros julgamentos de crimes de guerra na mesma cidade, conhecidos como Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. O nono julgamento do tribunal militar americano em Nuremberg focalizou os membros das unidades móveis de extermínio, as Einsatzgruppen, que haviam sido mobilizados para assassinarem os judeus e outras pessoas por trás da frente oriental [fronteira leste da Alemanha]. Neste filme, que mostra a abertura formal daquele processo, o promotor americano Ben Ferencz explica a diferença entre crimes de guerra e crimes contra a humanidade. No processo, Ferencz condena o genocídio.
Leia MaisNa década de 30, na Noruega, Vidkun Quisling fundou um partido pró-nazista, o Partido da União Nacional Fascista. Quando a Alemanha invadiu a Noruega em 1940, Quisling tentou um golpe pró-alemão contra o governo norueguês. Ele chefiou a administração pró-Alemanha de 1942 a 1943. A traição à sua pátria, em favor da Alemanha, fez com que seu nome se tornasse sinônimo de colaboradores e traidores. Após a Segunda Guerra Mundial, as autoridades norueguesas prenderam Quisling, que foi julgado e condenado à morte por crimes de lesa-pátria.
Leia MaisWe would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.