Filme

O julgamento das Unidades Móveis de Etermínio (Einsatzgruppen)

Após o julgamento dos principais criminosos de guerra pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, os Estados Unidos realizaram uma série de outros julgamentos de crimes de guerra em Nuremberg – Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. O nono julgamento perante o tribunal militar americano em Nuremberg foi concentrado nos membros das Uidades Móveis de Extermínio (Einsatzgruppen) que haviam sido mobilizados para assassinarem os judeus e membros de outros grupos na área atrás da frente oriental [leste da Alemanha]. Este filme, feito durante a abertura do caso, mostra o promotor americano Ben Ferencz explicitando o propósito daqueles julgamentos.

Transcrição

Estamos prontos para ouvir a apresentação da promotoria. Palavras do Promotor dos Estados Unidos, Ben Ferencz: Esta foi a trágica concretização de um programa de intolerância e arrogância. Vingança não é o nosso objetivo, nem buscamos meramente um pagamento justo. Pedimos a este tribunal que afirme, pela ação penal internacional, os direitos dos homens viverem em paz e com dignidade, independentemente de sua raça ou credo. O caso que apresentamos é um apelo se colocar humanidade na justiça. Podemos provar, sem quaisquer sombras de dúvida, fatos que, antes da década sombria do Terceiro reich, pareceriam inacreditáveis. Relatórios mostrarão que o homicídio cometido pelos réus foi ordenado não por necessidade militar, mas pela suprema perversão do pensar: a teoria nazista de raça dominante. Mostraremos que estes atos de homens fardados foram a execução metódica de planos, há muito arquitetados, para destruir grupos étnicos, nacionais, políticos e religiosos que eram condenados pela mente nazista. Genocídio, o extermínio de grupos inteiros de seres humanos, foi o principal instrumento da doutrina nazista.


  • National Archives - Film
Ver detalhes arquivísticos

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.