Filme

Vítimas das experiências médicas depõem em juízo durante o "Caso Médico"

O "Caso Médico" foi o nome dado a um dos doze julgamentos de crimes de guerra que aconteceram em um tribunal norte-americano como parte dos Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg. Nele, foram julgados médicos e enfermeiras que participaram do assassinato de deficientes físicos e mentais alemães e que realizaram experiências "médicas" em prisioneiros dos campos de concentração. Aqui, os sobreviventes dos campos de concentração Maria Kusmierczuk e Jadwiga Dzido, vítimas daquelas experiências, mostram seus ferimentos para o tribunal, como parte das provas.

Transcrição

Aqui [está] o músculo solear lateral que dá à panturrilha uma curvatura harmoniosa. Observem a perna: este é o medial e este o lateral. O lateral faz a curva harmoniosa, normal. Agora, o exame neurológico. Por favor, tente fazer isto. A paciente não consegue flexionar totalmente o pé, erguer o pé. Tente fazer o mesmo do outro lado, por favor. Faça somente o que você entende, por favor. Assim. Para cima. Agora tente fazer aqui. Certo. A dorsiflexão não existe mais.

Eu apresento esta radiografia como a prova número 215 do processo.

A descoberta mais interessante no caso da senhorita [Jadwiga] Dizido é, primeiramente, a atrofia acentuada da perna direita, incluindo a coxa, a canela e o pé. Você pode, por favor, levantar-se e virar-se lentamente? Vire-se bem lentamente. Comparem as duas pernas e vocês podem perceber a atrofia acentuada. Observem o fêmur desta perna e comparem com o da outra. ... sem inserção tendinosa. Vejam este tendão aqui, o tendão forte deste [outro] lado não existe. ... mostra uma descoloração azulada, indicando uma interferência na circulação da perna, provavelmente devida à perda de vasos sangüíneos.


Tags


  • National Archives - Film

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.