Mendel era um dos seis filhos de uma família judia religiosa. Quando Mendel tinha pouco mais de 20 anos, ele se casou e foi morar na cidade natal de sua esposa, Wolomin, perto de Varsóvia. Uma semana após o nascimento de seu filho Avraham, a mulher de Mendel faleceu. Desolado com a morte de sua jovem parceira, e sózinho para cuidar de um recém nascido, Mendel casou-se então com sua cunhada Perele.
1933-39: Em Wolomin, Mendel administrava uma pequena madeireira. Em 1935, os Rozenblit tiveram uma filha, Tovah. Ao atingirem a idade de estudar, Avraham e Tovah começaram a frequentar uma escola judaica, onde estudavam assuntos gerais em polonês e assuntos judaicos em hebraico. Avraham tinha 8 anos e Tovah tinha 4 quando os alemães invadiram a Polônia, em 1º de setembro de 1939.
1940-44: No outono de 1940, a família Rozenblit foi mandada para o gueto de Varsóvia. Durante o levante do gueto, em abril de 1943, Mendel e sua família conseguiram fugir para a periferia de Varsóvia. A família combinou que, se alguém se perdesse na confusão, eles se encontrariam em uma determinada fazenda. De repente, Avraham desapareceu. Perele saiu para procurá-lo e nunca mais foi vista. Mendel finalmente encontrou Avraham, sem sapatos, no local combinado. Pouco tempo depois, Mendel, Avraham e Tovah foram presos e deportados para Auschwitz.
Em Auschwitz, Mendel foi transformado em escravo e seus filhos foram envenenados na câmara de gás. Em 1947, Mendel emigrou para os Estados Unidos, onde iniciou uma nova família.
Leia Mais