Mendel Rozenblit

Mendel Rozenblit

Data de Nascimento: November 13, 1907

Lukow, Polônia

Mendel era um dos seis filhos de uma família judia religiosa. Quando Mendel tinha pouco mais de 20 anos, ele se casou e foi morar na cidade natal de sua esposa, Wolomin, perto de Varsóvia. Uma semana após o nascimento de seu filho Avraham, a mulher de Mendel faleceu. Desolado com a morte de sua jovem parceira, e sózinho para cuidar de um recém nascido, Mendel casou-se então com sua cunhada Perele.

1933-39: Em Wolomin, Mendel administrava uma pequena madeireira. Em 1935, os Rozenblit tiveram uma filha, Tovah. Ao atingirem a idade de estudar, Avraham e Tovah começaram a frequentar uma escola judaica, onde estudavam assuntos gerais em polonês e assuntos judaicos em hebraico. Avraham tinha 8 anos e Tovah tinha 4 quando os alemães invadiram a Polônia, em 1º de setembro de 1939.

1940-44: No outono de 1940, a família Rozenblit foi mandada para o gueto de Varsóvia. Durante o levante do gueto, em abril de 1943, Mendel e sua família conseguiram fugir para a periferia de Varsóvia. A família combinou que, se alguém se perdesse na confusão, eles se encontrariam em uma determinada fazenda. De repente, Avraham desapareceu. Perele saiu para procurá-lo e nunca mais foi vista. Mendel finalmente encontrou Avraham, sem sapatos, no local combinado. Pouco tempo depois, Mendel, Avraham e Tovah foram presos e deportados para Auschwitz.

Em Auschwitz, Mendel foi transformado em escravo e seus filhos foram envenenados na câmara de gás. Em 1947, Mendel emigrou para os Estados Unidos, onde iniciou uma nova família.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.