Abraham Lewent

Abraham Lewent

Data de Nascimento: July 27, 1924

Varsóvia, Polônia

Abraham nasceu no seio de uma família judia em Varsóvia, a capital polonesa. Seu avô era dono de uma fábrica de roupas e de lojas de varejo, que o pai de Abraham gerenciava. A família vivia no bairro judaico de Varsóvia, e ele freqüentava uma escola israelita. A comunidade judaica de Varsóvia era a maior da Europa, constituindo aproximadamente um terço da população total da cidade.

1933-39: Depois que o bombardeio alemão a Varsóvia foi iniciado, em 8 de setembro de 1939, minha família tinha muito pouco o que comer. As lojas foram reduzidas a escombros; não tínhamos água nem aquecimento. Procurando por comida, corri desviando-me dos bombardeios alemães e roubei sete vidros de picles de uma fábrica de conservas das redondezas. Por várias semanas a minha família viveu comendo apenas picles e arroz. Devido à falta de água, os incêndios causados pelos bombardeios queimavam tudo, completamente sem controle. O alívio só veio quando a cidade capitulou.

1940-44: Em abril de 1943 fui colocado no gueto de Varsóvia, em uma área de trabalho forçado, fechada e murada. Durante a revolta do gueto nós podíamos ver as chamas. Não podíamos acreditar no que víamos! De um lado eu via a rua inteira em chamas, do outro eu via poloneses na região não-judia de Varsóvia se preparando para a Páscoa. Quando os nazistas liquidaram o gueto, depois das revoltas, eu e meu pai estávamos dentre aqueles que foram enviados, andando a pé, para a deportação. Os poloneses paravam na calçada, olhando as malas que nós carregávamos e diziam: "Você vai morrer mesmo, deixe suas coisas para a gente."

Abraham foi deportado para Majdanek e mais tarde passou por outros sete campos nazistas, incluindo Buchenwald. Ele foi liberado em trânsito, quando era enviado para o campo de Dachau, em 30 de abril de 1945.

 

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.