Adolfo Arnaldo

Adolfo Arnaldo

Data de Nascimento: 22 de agosto de 1897

Kruth, França

Adolfo nasceu no seio de uma família católica na Alsácia, quando esta região francesa estava sob o domínio alemão. Ele ficou órfão aos 12 anos de idade e foi criado por um tio, que o matriculou em uma escola de artes na cidade de Mulhouse, onde ele especializou-se em design. Ele se casou na aldeia de Husseren-Wesserling, no sul da Alsácia, e em 1930 teve uma filha. Em 1933 os Arnolds se mudaram-se para a cidade vizinha, Mulhouse.

1933-39: Eu trabalhava em Mulhouse como consultor de arte para uma das maiores empresas impressoras da França. Quando eu não estava trabalhando em casa ou na empresa, estudava a Bíblia e ouvia música clássica. Desiludidos com a Igreja Católica, minha esposa e eu decidimos nos converter a Testemunhas de Jeová. Sob as leis francesas nós éramos livres para praticar a nossa nova fé.

1940-44: Os alemães ocuparam Mulhouse em junho de 1940. No dia 4 de setembro de 1941, devido à minha religião, fui preso onde trabalhava e fiquei aprisionado naquela mesma cidade por dois meses. Em janeiro fui mandado para o campo de concentração de Dachau, onde fui espancado pelos soldados das SS e transformado em cobaia humana em experiências "médicas" com a malária. Minha cunhada conseguiu trazer clandestinamente, escondidos dentro de bolos e doces, textos das Testemunhas de Jeová. Em setembro de 1944 fui transferido para o campo de concentração de Mauthausen.

Adolfo foi libertado em maio de 1945 em Ebensee, um sub-campo de Mauthausen. Depois da Guerra ele retornou à França, conseguindo reencontrar sua família.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.