Catharina Soep

Catharina Soep

Data de Nascimento: 3 de janeiro de 1923

Amsterdã, Holanda

Catharina, ou "Ina" como era chamada pelas amigas e familiares, cresceu em um lar judaico observante em Amsterdã. O pai de Ina, um bem-sucedido comerciante de diamantes, era presidente da comunidade judaica de Amsterdã. Ina tinha um irmão, Benno, e uma irmã, Josette.

1933-39: Nos domingos de manhã e nas quartas-feiras, depois da aula na escola Montessori de Amsterdã, eu frequentava uma escola judaica particular onde estudava história do povo judeu e hebraico. Eu e minhas amigas adorávamos nos encontrar à tarde, depois de fazer a lição de casa, para tocarmos discos e conversar. Depois, quando voltávamos para casa, ligávamos umas para as outras como se estivéssemos separadas há meses, ou escrevíamos cartas para entregar na escola na manhã seguinte.

1940-44: Os alemães invadiram a Holanda em maio de 1940. Algumas semanas depois, concluí o ensino médio. Minha família foi presa em 1943. Fomos levados para o campo de Westerbork, na Holanda, e, oito meses depois, para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Em 1944, os nazistas decidiram montar uma fábrica de diamantes naquele campo, usando os contatos dos judeus que conheciam o negócio. Como meu pai trabalhava com diamantes, nós não fomos enviados para os campos de extermínio e permanecemos juntos como família. Quando a derrota da Alemanha ficou evidente, o plano dos diamantes foi abandonado.

Com o avanço dos soviéticos, Ina e outros prisioneiros foram colocados em trens com destino ao oeste. No dia 13 de abril de 1945, ela foi libertada no trajeto por tropas norte-americanas. Ina emigrou para os Estados Unidos em 1951.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.