Claude J. Letulle

Claude J. Letulle

Data de Nascimento: 28 de março de 1919

Cambo-les-Bains, França

Claude cresceu no seio de uma família católica de Paris com mais quatro irmãos. Seu pai, médico, era dono de um laboratório e um próspero consultório de clínica geral. O pai de Claude o encorajava a estudar medicina e a trabalhar em seu consultório, mas Claude queria ser advogado.

1933-39: Continuei meus estudos e, em 1936, ingressei na universidade para estudar direito. Em meados de 1939 a ameaça alemã contra a França agravou-se, e em 3 de setembro de 1939 a França declarou guerra à Alemanha. Eu sabia que meu país tinha poucas chances de vitória contra os nazistas. Em outubro fui recrutado para o exército francês. Depois de um período de treinamento básico, fui promovido a cabo e designado para servir em uma divisão de tanques posicionada na área sudeste de Paris.

1940-44: Fui capturado pelo exército alemão seis semanas após ele haver invadido a França. A exemplo de outros prisioneiros de guerra, fui colocado no trabalho escravo para o Reich. Como punição por ter ameaçado matar um guarda, fui obrigado a trabalhar em um hospital onde médicos nazistas desenvolviam “experiências médicas.” Eu estava presente e vi quando eles castravam os homens e esmagavam dedos de prisioneiros em uma prensa, para “estudar” ossos quebrados. Muitos morreram durante os procedimentos. As pálpebras de uma mulher foram costuradas para cima, para forçá-la a ver em um espelho enquanto seus seios eram retirados.

Após quatro anos como prisioneiro, em fevereiro de 1944, Claude foi repatriado para a França como parte de uma troca de prisioneiros . Ele lutou na resistência francesa até o final da Segunda Guerra.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.