Ethel Stern

Ethel Stern

Data de Nascimento: 1919

Varsóvia, Polônia

Ethel nasceu em uma família judia que vivia em Varsóvia. Quando tinha 9 anos, sua família mudou-se para a cidade de Mogielnica, a cerca de 64 km a sudoeste de Varsóvia. O pai de Ethel passava a maior parte do seu tempo estudando textos religiosos, e sua esposa gerenciava a loja de bebidas da família. Ethel freqüentava escolas públicas durante o dia e à noite era instruída em estudos religiosos.

1933-39: Ethel sempre quis ser professora. Aos 14 anos, após a conclusão de seus estudos na escola religiosa da cidade de Lodz, ela começou a lecionar na cidade de Kalisz, onde morava seu irmão. Lá ela foi apresentada por um casamenteiro a Zalman Brokman, que primeiro pediu permissão ao seu rabino e depois ao pai de Ethel para com ela casar-se, o que aconteceu em março de 1939. Em setembro, quando a guerra começou, Ethel já grávida de seis meses foi para a casa de seus pais em Mogielnica.

1940-44: Em janeiro de 1940 Ethel deu a luz a um menino, em Varsóvia. Em meados de novembro, os judeus de Varsóvia foram confinados em um gueto. O marido de Ethel trocava o que havia salvo de ouro por comida e e ítens essenciais à sobrevivência. Quando as deportações em massa começaram, no final de 1942, aqueles que possuíam máquinas de costura obtiveram permissão para permanecer e trabalhar em uma fábrica que produzia vestuário militar. O marido de Ethel conseguiu comprar duas máquinas. Ethel trabalhou na fábrica até ela ser extinta em 1943.

Em maio de 1943 os trabalhadores das fábricas de vestuário foram deportados para o campo de trabalhos forçados de Trawniki, perto da cidade de Lublin. Nunca mais se teve notícias de Ethel.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.