Ethel Stern
Data de Nascimento: 1919
Varsóvia, Polônia
Ethel nasceu em uma família judia que vivia em Varsóvia. Quando tinha 9 anos, sua família mudou-se para a cidade de Mogielnica, a cerca de 64 km a sudoeste de Varsóvia. O pai de Ethel passava a maior parte do seu tempo estudando textos religiosos, e sua esposa gerenciava a loja de bebidas da família. Ethel freqüentava escolas públicas durante o dia e à noite era instruída em estudos religiosos.
1933-39: Ethel sempre quis ser professora. Aos 14 anos, após a conclusão de seus estudos na escola religiosa da cidade de Lodz, ela começou a lecionar na cidade de Kalisz, onde morava seu irmão. Lá ela foi apresentada por um casamenteiro a Zalman Brokman, que primeiro pediu permissão ao seu rabino e depois ao pai de Ethel para com ela casar-se, o que aconteceu em março de 1939. Em setembro, quando a guerra começou, Ethel já grávida de seis meses foi para a casa de seus pais em Mogielnica.
1940-44: Em janeiro de 1940 Ethel deu a luz a um menino, em Varsóvia. Em meados de novembro, os judeus de Varsóvia foram confinados em um gueto. O marido de Ethel trocava o que havia salvo de ouro por comida e e ítens essenciais à sobrevivência. Quando as deportações em massa começaram, no final de 1942, aqueles que possuíam máquinas de costura obtiveram permissão para permanecer e trabalhar em uma fábrica que produzia vestuário militar. O marido de Ethel conseguiu comprar duas máquinas. Ethel trabalhou na fábrica até ela ser extinta em 1943.
Em maio de 1943 os trabalhadores das fábricas de vestuário foram deportados para o campo de trabalhos forçados de Trawniki, perto da cidade de Lublin. Nunca mais se teve notícias de Ethel.