Ezra Zelig Szabasson
Data de Nascimento: 1881
Kozienice, Polônia
Ezra Zelig, chamado pela família e amigos de Zelig, trabalhava no ramo de madeireiras em Kozienice, um vilarejo à beira da floresta de vidoeiros (bétulas) daquela região. Ele era casado e pai de seis filhos. Membro de destaque da comunidade, Zelig participava do conselho municipal de Kozienice e também era presidente da organização sionista local.
1933-39: Em 1937, Zelig tentou obter vistos para sua família emigrar para a área do então Protetorado Britânico conhecida como Palestina [para o Yishuv, i.e. a grande comunidade judaica que lá vivia antes do estabelecimento do Estado de Israel], mas não obteve êxito devido às pesadas restrições impostas pelos britânicos à imigração judaica para aquele local. Dois anos depois, em 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A área de Kozienice onde se concentrava a maior parte dos judeus foi cercada e isolada do resto da cidade pelos alemães, tornando-se um gueto.
1940-41: No início de 1940, os amigos poloneses de Zelig vieram avisá-lo do grande perigo que corria de ser levado como refém devido à sua importância na comunidade. Juntamente com um filho, uma filha, a nora e o genro, Zelig conseguiu escapar através da fronteira para a area da Polônia então sob controle soviético. Eles se estabeleceram em uma área próxima à cidade de Lvov, onde Zelig trabalhou como consultor madeireiro para o governo soviético. Em 1941, os alemães invadiram Lvov e enviaram esquadrões móveis de extermínio [Einsatzgruppen] para aquela região para auxiliarem no rápido extermínio da população judaica local.
A partir de 1941 não mais existem informações sobre Zelig e sua família.