Fritz Silten

Fritz Silten

Data de Nascimento: 16 de fevereiro de 1904

Berlim, Alemanha

Fritz era o caçula dos dois filhos de uma família judia de Berlim, capital da Alemanha. No final da década de 1920 ele concluiu seu doutorado em química e farmácia. Em 1931 ele se casou com Ilse Teppich e, em 1933, o casal teve uma filha, Gabriele.

1933-39: Fritz trabalhou na farmácia de seu pai até 1938, quando os nazistas os forçaram a vender o negócio para um alemão "ariano" [processo de arianização] por um valor muito abaixo do preço. Abandonar seus pais foi doloroso, mas a preocupação com a segurança de sua mulher e filha forçou Fritz a se mudar para Amsterdã em 1938. Ele abriu uma farmácia e, então, levou Ilse e Gabriele para viverem juntos. Um ano depois, sua mãe se juntou a eles. Seu pai decidiu permanecer em Berlim.

1940-44: Em maio de 1940, a Alemanha invadiu a Holanda. Fritz foi nomeado membro do conselho judaico imposto pelos alemães, e tentou usar sua posição para impedir que sua família fosse deportada, colocando seus nomes em "listas de proteção". Mas eventualmente, em junho de 1943, todos foram deportados para o campo de passagem de Westerbork. Um mês depois, a mãe de Fritz cometeu suicídio pois descobriu que seria enviada para Auschwitz. Em 1944, Fritz, Ilse e Gabriele foram deportados para o gueto de Theresienstadt.

Fritz e sua família foram libertados quando as tropas soviéticas tomaram Theresienstadt, em maio de 1945. Depois da Guerra, Fritz retornou a Amsterdã e reabriu sua farmácia.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.