
György (George) Pick
Data de Nascimento: 28 de março de 1934
Budapeste, Hungria
György era filho único de pais judeus de classe média que viviam na capital húngara, Budapeste. Seu pai, Istvan, era engenheiro e responsável pela produção de prensas hidráulicas para vinícolas. Sua mãe, Margit, trabalhava como secretária jurídica.
1933 a 1939: Em 1938 e 1939, o governo autoritário da Hungria aprovou a primeira de uma série de leis profundamente anti-judaicas. Tal legislação restringia severamente a participação dos judeus na economia e os definia em termos raciais, de forma semelhante às Leis de Nuremberg na Alemanha nazista. Como consequência, o pai de György perdeu seu emprego mas, em seguida, ele conseguiu abrir um negócio de ferramentas e peças para máquinas, registrado em nome de um não-judeu.
1940 a 1944: Em 1940, a Hungria tornou-se aliada da Alemanha nazista. Por ser judeu, o pai de György foi recrutado para trabalho escravo nos batalhões, sendo enviado para o recém-anexado território da Rus Subcarpática (parte da então Tchecoslováquia no período entreguerras e hoje pertencente à Ucrânia), onde foi forçado a trabalhar na construção de estradas para os militares. Ele foi libertado após três meses, mas foi novamente recrutado em 1943 e 1944. György pode frequentar a escola até março de 1944, quando as tropas alemãs ocuparam a Hungria. Em junho, os Picks, juntamente com outros judeus de Budapeste, foram obrigados a se mudar para prédios residenciais específicos, marcados com uma Estrela de Davi amarela. Aquelas casas eram uma forma especial de guetização. György e sua família conseguiram se esconder em novembro de 1944, poucas semanas após o Partido da Cruz Flechada tomar o poder em um golpe apoiado pelos alemães. Um mês depois, eles foram descobertos, e György foi colocado em um abrigo com quinhentas outras crianças, mas conseguiu escapar. Os que lá permaneceram foram assassinados. Duas semanas após este episódio, os Picks foram enviados para o gueto de Budapeste.
Em janeiro de 1945, eles foram libertados do gueto da cidade pelas tropas soviéticas. Após a guerra, György soube que 130 de seus familiares haviam sido mortos no centro de extermínio de Auschwitz-Birkenau. Em 1956, ele participou da Revolução Húngara contra o governo comunista apoiado pelos soviéticos. Quando os soviéticos esmagaram a revolta, ele fugiu do país e chegou aos Estados Unidos como refugiado político.