Morris, um judeu polonês, cresceu em um ambiente familiar muito religioso. Ele era também membro ativo em uma liga esportiva sionista. Quando os alemães invadiram a Polônia, em setembro de 1939, a cidade onde Morris vivia foi severamente destruída. A família de Morris foi forçada a viver em um gueto e Morris foi escravizado. Após um período de encarceramento em Konskie, uma cidade a 50 km de Przedborz, Morris foi deportado para o campo de Auschwitz, ficando preso no sub-campo de Jawischowitz. Em janeiro de 1945, Morris foi obrigado a participar de uma marcha da morte. Primeiro andou até o sub-campo de Troeglitz, parte do complexo de Buchenwald e, depois, para Theresienstadt. Após a guerra, ele permaneceu por algum tempo na [antiga] Tchecoslováquia e na Alemanha, e posteriormente emigrou para os Estados Unidos.
Até onde me lembro, logo no começo, era como uma lei, havia um alemão chamado de "comissário", que estava no comando da pequena cidade. Ele nos chamou e disse que todos nós, com idade entre 13 e 50 anos, teríamos que trabalhar. Todos os dias nós tínhamos que fazer algum tipo de trabalho. Nós costumávamos ir para o Kulturgemeinde judaico [centro comunitário], e lá nós éramos designados principalmente para fazer a limpeza, remover tijolos velhos, arrumar--ah, sim, não fazia nenhuma diferença [ele não funcionava]--mas à noite tínhamos permissão para voltar para "casa". Mais tarde, eles me designaram, foram principalmente os da minha idade, da cidade, para [trabalhar em] Steinbruch [quebrar pedras]. Nós tínhamos que extrair pedras da pedreira. Aquelas pedras eram para as estradas, eles haviam construído novas estradas e então aquelas pedras iam para as estradas. Era trabalho muito pesado, tudo era. Mas como eu ainda era bem jovem e saudável, me adaptei, e fazia meu trabalho.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.