Testemunho

Preben Munch-Nielsen descreve um barco de pesca utilizado para transportar judeus até a Suécia, onde ficariam a salvo dos nazistas

Preben nasceu no seio de uma família protestante em Snekkersten, uma pequena vila pesqueira dinamarquesa. Em 1940 os alemães invadiram a Dinamarca. Preben tornou-se mensageiro da resistência. Quando, em outubro de 1943, a Gestapo (Polícia Secreta Alemã) começou a caçar os judeus na Dinamarca, Preben ajudou a escondê-los em casas próximas ao litoral e os conduzia até os barcos que os levavam até a Suécia. O próprio Preben teve que se refugiar na Suécia, em novembro de 1943. Ele retornou à Dinamarca em maio de 1945.

Transcrição

Conseguimos aquele barco. Ele foi trazido por Kjaer, o encadernador de livros de... Era um barco que estava no porto de Elsinore e era um ótimo barco, um barco em boas condições, construído no início da década de 1930. Era, é claro, um barco de madeira com um bom motor e podia navegar rápido, fazendo cerca de oito ou nove milhas [por hora], e aquilo era bastante para um barco a motor. E quando as viagens começaram, Kjaer, na primeira noite, eu me lembro, houve duas ou três...não...houve duas viagens para a Suécia e acho que embarcamos de dez a doze passageiros por vez. Mais tarde, em outubro, tivemos setecentos judeus e, no total, sei que aquele barco levou cerca de mil e quatrocentas pessoas da Dinamarca para a Suécia.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir