Preben nasceu no seio de uma família protestante em Snekkersten, uma pequena vila pesqueira dinamarquesa. Em 1940 os alemães invadiram a Dinamarca. Preben tornou-se mensageiro da resistência. Quando, em outubro de 1943, a Gestapo (Polícia Secreta Alemã) começou a caçar os judeus na Dinamarca, Preben ajudou a escondê-los em casas próximas ao litoral e os conduzia até os barcos que os levavam até a Suécia. O próprio Preben teve que se refugiar na Suécia, em novembro de 1943. Ele retornou à Dinamarca em maio de 1945.
Conseguimos aquele barco. Ele foi trazido por Kjaer, o encadernador de livros de... Era um barco que estava no porto de Elsinore e era um ótimo barco, um barco em boas condições, construído no início da década de 1930. Era, é claro, um barco de madeira com um bom motor e podia navegar rápido, fazendo cerca de oito ou nove milhas [por hora], e aquilo era bastante para um barco a motor. E quando as viagens começaram, Kjaer, na primeira noite, eu me lembro, houve duas ou três...não...houve duas viagens para a Suécia e acho que embarcamos de dez a doze passageiros por vez. Mais tarde, em outubro, tivemos setecentos judeus e, no total, sei que aquele barco levou cerca de mil e quatrocentas pessoas da Dinamarca para a Suécia.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.