False identity for Zegota member Izabela Biezunska
Detalhes
Documento

Identidade Falsa de Izabela Bieżuńska, Membro do “Żegota”

Durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas frequentemente usavam identidades falsas e documentos de identidade forjados para escapar das autoridades nazistas. As identidades falsas eram cruciais para os combatentes da resistência, trabalhadores humanitários e judeus que esperavam não serem reconhecidos como tais. Criar falsificações convincentes e de alta qualidade exigia dezenas de pessoas trabalhando clandestinamente em conjunto. Fotos e equipamentos de impressão sofisticados também eram necessários. Para judeus que ocultavam suas origens, adquirir documentos forjados significava a diferença entre a vida e a morte. 

Este documento de identidade foi usado por Izabela Bieżuńska para estabelecer o pseudônimo de "Janina Truszczyńska". Bieżuńska foi membro do Conselho de Ajuda aos Judeus (de nome "Żegota"), uma organização de resgate clandestina de poloneses e judeus na Polônia ocupada pelos alemães. Apoiado pelo governo polonês no exílio, o “Żegota” operou de dezembro de 1942 a janeiro de 1945. A organização coordenava os esforços para salvar judeus da perseguição e do assassinato pelos nazistas.


Tags


Ver detalhes arquivísticos

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.