Filme

Bandeira com suástica içada em Versalhes e Paris

As atividades bélicas alemãs no oeste europeu, adentrando com suas tropas pelos Países Baixos e pela França, fragmentaram as frentes formadas pelos Aliados. Durante as seis semanas seguintes, a Grã-Bretanha retirou suas forças militares da área continental da Europa e a França assinou um armistício com a Alemanha. Paris, a capital francesa, foi conquistada pelos alemães no dia 14 de junho de 1940. Este filme mostra as forças alemãs triunfantes, içando uma bandeira com o símbolo da suástica em Versalhes e na Torre Eiffel, em Paris. Versalhes, local tradicional de residência dos reis franceses, possuia um simbolismo muito forte para os alemães: lá, teve lugar a declaração do Império Alemão em 1871, e a assinatura do Tratado de Versalhes em 1919. O Tratado de Versalhes havia imposto termos de paz humilhantes para a Alemanha após sua derrota na Primeira Guerra Mundial. A Alemanha ocupou Paris durante os quatro anos seguintes, até 1944.

Transcrição

A bandeira com a suástica tremula sobre o castelo de Versalhes, onde, em 1871, o futuro alemão foi moldado e, em 1918, a humilhação alemã foi selada. Paris, o tão desejado objetivo, agora é nossa. Coração e alma da França, centro da indústria de armamentos francêsa, local do nascimento da democracia e do liberalismo, ela está agora nas mãos dos alemães. A bandeira militar do Reich é içada na Torre Eiffel.


  • National Archives - Film
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.