Arthur Menke

Arthur Menke

Data de Nascimento: 23 de fevereiro de 1927

Hamburgo, Alemanha

Arthur nasceu no seio de uma família judia em Hamburgo, a maior cidade portuária da Alemanha. Seu pai possuía uma pequena fábrica de carimbos de borracha. No início da década de 1930, Hamburgo era o centro da quarta maior comunidade judaica da Alemanha, com diversas instituições sociais e culturais.

1933-39: Em 1935 as condições dos judeus de Hamburgo estavam ruins. Minha família foi transferida para outra parte da cidade e, em 1938, os nazistas tomaram o negócio do meu pai. Nos feriados nacionais, muitos cidadãos alemães estendiam bandeiras nazistas com as cores vermelha, branca e preta para mostrar patriotismo. Minha irmã e eu fizemos nossa bandeira "nazista" e a penduramos na janela. Meus pais ficaram bravos conosco e a tiraram do parapeito. Nós dois não podíamos entender porque não nos era permitido apoiar nosso próprio país.

1940-44: Em 1941 fui deportado para o Gueto de Minsk, na União Soviética, a uma distância de 1.300 quilômetros a leste. O gueto era imenso, tinha 85.000 pessoas. Fui colocado para trabalhar em uma base militar alemã próxima, cortando turfa para ser usada como combustível. Os soldados que faziam parte do exército convencional não tratavam os prisioneiros de uma forma tão violenta quanto os soldados das SS. Indo e voltando do local de trabalho, eu empurrava a bicicleta de um guarda para ele. A comida era tão pouca que um dia ele me trancou no depósito de batatas para que eu roubasse algumas para ele mesmo, e ele deixou que eu ficasse com algumas delas. Entramos no campo com elas escondidas em sua bicicleta.

Depois de passar dois anos escravizado em Minsk, Arthur foi deportado para diversos outros campos na Polônia, trabalhando como soldador de fuselagem de aviões. Sua libertação chegou quando ele fazia parte de uma marcha forçada, a "marcha da morte", para o campo de Dachau, em 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.