Dora Eiger

Dora Eiger

Data de Nascimento: 24 de janeiro de 1924

Radom, Polônia

Dora cresceu na cidade industrial de Radom, conhecida por sua indústria de armamentos. Seus pais eram judeus fervorosos, falavam ídiche [OBS: língua dos judeus do leste da Europa], mas diferiam entre si pelo fato de sua mãe ser profundamente religiosa e seu pai não. Ele era membro ativo do partido Trabalhista Sionista. Conhecida também por seu nome judaico D'vora, Dora frequentava escolas judaicas e participava de uma organização de jovens sionistas.

1933-39: Em 1936, quando visitei meu tio que vivia próximo à fronteira da Alemanha, de imediato me deparei com cartazes anti-semitas e mensagens anti-judaicas. Enquanto isto, na escola, nossos professores diziam que a humanidade estava se tornando cada vez mais civilizada. No dia 8 de setembro de 1939, iniciou-se a ocupação alemã da Polônia. Fui identificada como judia na nova carteira de identidade emitida, e antes que o ano terminasse tive que passar a usar uma Estrela de Davi amarela em minhas roupas para que fosse imediatamente identificada como judia.

1940-44: Um oficial alemão alojou-se em nossa casa, mas pelo menos sua presença impedia de sermos pilhados por arrruaceiros nazistas. Em março de 1941, fomos levados à força para um gueto [Radom]. A Alemanha parecia estar vencendo a guerra; e como éramos jovens decidimos aproveitar a vida o máximo possível. Violávamos até mesmo o toque de recolher para nos divertir como fosse possível. Os que trabalhavam e eram úteis aos alemães contavam com maiores chances de sobreviver. Como eu trabalhava na fábrica de armas, fui salva de ser deportada para os campos quando os alemães destruíram o gueto entre 1942 e 1943.

Em julho de 1944, Dora foi deportada para Auschwitz . Ela foi liberta por tropas britânicas no campo de Bergen-Belsen no dia 15 de abril de 1945. No ano de 1950 ela emigrou para os EUA.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.