
Doriane Kurz
Data de Nascimento: 1936
Viena, Áustria
Os pais de Doriane Kurz, Klara e Emil Meilech Kurz, haviam se estabelecido em Viena, onde seu pai administrava uma filial próspera da empresa multinacional da família no ramo de armações ópticas.
1933 a 1939: Doriane nasceu em Viena, apenas dois anos antes da anexação da Áustria pelos alemães, em março de 1938. Sua família fugiu para os Países Baixos logo após a anexação. A família mudou-se para a cidade de Maastricht, onde funcionava uma filial da empresa de armações ópticas dos irmãos Kurz. Doriane frequentou o jardim de infância em Maastricht, mas posteriormente a família se mudou para Amsterdã.
1940 a 1945: Em maio de 1940, a Alemanha nazista invadiu os Países Baixos. Com o tempo, os ocupantes alemães passaram a exigir que os judeus, incluindo Doriane, usassem uma estrela de Davi amarela costurada em suas roupas para serem facilmente reconhecidos. Emil, o pai de Doriane, foi preso e encarcerado no campo de trânsito de Westerbork e, de lá, ele foi deportado para Auschwitz. Em fevereiro de 1944, Doriane, sua mãe e seu irmão Freddie foram enviados para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde permaneceram aprisionados por mais de um ano.
Doriane, Freddie e sua mãe, Klara, estavam entre os aproximadamente 8.000 prisioneiros judeus evacuados de Bergen-Belsen em vagões de carga no mês de abril de 1945. Eventualmente, os guardas que os vigiavam, fugiram e abandonaram o trem, sendo os prisioneiros posteriormente libertados pelas tropas soviéticas. Doriane, Freddie e Klara retornaram a Amsterdã, mas o pai de Doriane, Emil, não, ele não havia sobrevivido Menos de um ano após retornar aos Países Baixos, Klara faleceu. Sua saúde estava debilitada devido à fome e às doenças que enfrentou durante o período no cativeiro nazista. Em 1946, Doriane e Freddie embarcaram para os Estados Unidos a bordo do navio SS Gripsholm. Já nos Estados Unidos, eles passaram a viver com um tio.