Doriane Kurz

Doriane Kurz

Data de Nascimento: 1936

Viena, Áustria

Os pais de Doriane Kurz, Klara e Emil Meilech Kurz, haviam se estabelecido em Viena, onde seu pai administrava uma filial próspera da empresa multinacional da família no ramo de armações ópticas.

1933 a 1939: Doriane nasceu em Viena, apenas dois anos antes da anexação da Áustria pelos alemães, em março de 1938. Sua família fugiu para os Países Baixos logo após a anexação. A família mudou-se para a cidade de Maastricht, onde funcionava uma filial da empresa de armações ópticas dos irmãos Kurz. Doriane frequentou o jardim de infância em Maastricht, mas posteriormente a família se mudou para Amsterdã.

1940 a 1945: Em maio de 1940, a Alemanha nazista invadiu os Países Baixos. Com o tempo, os ocupantes alemães passaram a exigir que os judeus, incluindo Doriane, usassem uma estrela de Davi amarela costurada em suas roupas para serem facilmente reconhecidos. Emil, o pai de Doriane, foi preso e encarcerado no campo de trânsito de Westerbork e, de lá, ele foi deportado para Auschwitz. Em fevereiro de 1944, Doriane, sua mãe e seu irmão Freddie foram enviados para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde permaneceram aprisionados por mais de um ano.

Doriane, Freddie e sua mãe, Klara, estavam entre os aproximadamente 8.000 prisioneiros judeus evacuados de Bergen-Belsen em vagões de carga no mês de abril de 1945. Eventualmente, os guardas que os vigiavam, fugiram e abandonaram o trem, sendo os prisioneiros posteriormente libertados pelas tropas soviéticas. Doriane, Freddie e Klara retornaram a Amsterdã, mas o pai de Doriane, Emil, não, ele não havia sobrevivido Menos de um ano após retornar aos Países Baixos, Klara faleceu. Sua saúde estava debilitada devido à fome e às doenças que enfrentou durante o período no cativeiro nazista. Em 1946, Doriane e Freddie embarcaram para os Estados Unidos a bordo do navio SS Gripsholm. Já nos Estados Unidos, eles passaram a viver com um tio. 

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.