Jeno Nemeth
Data de Nascimento: 5 de abril de 1868
Rakoczifalva, Hungria
Jeno morava em Szentes, na região sudeste da Hungria. Ele havia se mudado para aquela localidade vindo de uma pequena comunidade agrícola próxima à cidade de Szolnok, onde ele e seus dois irmãos, filhos de um casal judeu, nasceram. Jeno era dono de uma pequena loja que vendia produtos de mercearia e artigos de ferragem. Jeno e sua esposa, Juliana, tinham duas filhas casadas, Barbara e Margit. O filho do casal, Desider, era dentista em Szentes.
1933-39: Eu e minha esposa trabalhamos pesado em nossa loja. A Grande Depressão, da década de 1930, foi devastadora, mas as coisas estão começando a melhorar um pouco. Desider casou-se, e agora temos mais uma neta, Maria. Minha filha Barbara, que havia se mudado para a vizinha cidade de Torokszentmiklos quando se casou, agora está divorciada e voltou a residir em Szentes com seu filho. Ela trabalha conosco na loja.
1940-44: Há cinco meses as tropas alemãs ocuparam a Hungria, em março de 1944. Os membros do partido fascista húngaro Cruz Flechada confiscaram nossa loja e nossa casa. Minha esposa, eu, nossos filhos adultos e suas famílias, bem como outros membros de nossas parentela, estamos dentre os milhares de judeus das cidades próximas a Szeged deportados para um gueto provisório montado no campo esportivo e na olaria de Szeged. Em seguida, fomos levados de trem para a Áustria, passando pelo campo de trabalho escravo de Strasshof, até chegar a um outro campo de trabalho forçado no vilarejo agrícola de Goestling an der Ybbs, na região leste da Áustria.
Jeno e sua família estavam dentre os 80 judeus assassinados com tiros de metralhadora pelos covardes soldados das SS em fuga daquele campo, poucos dias antes da chegada das forças norte-americanas àquela região.